O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), os secretariados diocesanos e os movimentos juvenis começam o ano de 2017 com o primeiro conselho nos dias 6 e 7 de janeiro na Casa São Nuno, em Fátima.

Com o tema ‘o Todo-Poderoso fez em mim maravilhas’, do Evangelho de São Lucas (Lc 1,49), o DNPJ convida e convoca os secretariados diocesanos e movimentos a participarem no Conselho Nacional da Pastoral Juvenil onde o programa foca-se nas atividades do corrente ano pastoral.

A D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa e membro da Comissão Episcopal Laicado e Família, que acompanha o DNPJ cabe as palavras de abertura, a partir das 21h30, no dia 6 de janeiro 2017.

Depois, o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, o padre Eduardo Novo, saudar os participantes vai apresentar a agenda de trabalhos.

No primeiro dia destaca-se a partilha por cada diocese e movimento do seu plano pastoral e das atividades que vão realizar em 2017.

Há também oportunidade para conhecer a opinião do DNPJ e dos diversos responsáveis presentes sobre as últimas atividades juvenis nacionais, como o XI Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, o XVIII Fórum Ecuménico Jovem, e as quintas jornadas de formação da pastoral juvenil.

A participação portuguesa no Encontro Europeu de final de ano em Riga, na Letónia, dinamizado pelos monges de Taizé também vai ser comentada antes da oração da noite, às 23h45, e precede o convívio na partilha de iguarias gastronómicas regionais.

O segundo dia de Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, a 7 de janeiro, começa às 09h15 com a oração de Laudes e 15 minutos depois a reunião continua com destaque para diversas iniciativas nacionais e mundiais, como o Jubileu dos Jovem no Santuário de Fátima, no âmbito do Centenário das Aparições marianas aos pastorinhos, o itinerário de formação sobre Doutrina Social da Igreja – DOCAT, entre outros assuntos.

O primeiro encontro de 2017 promovido pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil com os secretariados diocesanos e os movimentos juvenis termina pelas 13h00, na Casa São Nuno, em Fátima.

Share
Share