O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) promove um simpósio europeu dedicado à pastoral juvenil e universitária, onde vai estar uma delegação de 9 elementos da Conferência Episcopal Portuguesa, de 28 a 31 de março em Barcelona.

O CCEE está a pedir a colaboração dos jovens – entre os 10 e os 30 anos – que respondam a uma pergunta online no contexto da preparação do simpósio em Barcelona que pretende ajudar os jovens cristão na catequese, escola, universidade e na pastoral juvenil e vocacional.

“Gostaríamos de saber quais são as questões importantes dos jovens para suas vidas e para sua fé. Se hoje tivesse a oportunidade de recorrer a um padre ou a um adulto, o que lhe perguntaria hoje?”, explica o Conselho das Conferências Episcopais da Europa no formulário online.

Com o tema «Ele andou pelo seu lado (Lucas 24:15), Acompanhar os jovens a responder livremente à chamada de Cristo», o objetivo do simpósio de Barcelona, explica a organização, é procurar formas de se “envolver com a situação atual na Europa e de a confrontar” à medida que acompanham os jovens.

Entre 28 e 31 de março participam no encontro o delegado nacional dos bispos das Conferências Episcopais da Europa para a catequese, escola, universidade, pastoral juvenil e vocacional e vão ser convidados representantes de associações de leigos e movimentos eclesiais, e um grande número de jovens. De Portugal vai viajar para Barcelona uma delegação de nove pessoas das diferentes áreas, entre bispos, padres e leigos.

No site do simpósio a CCEE publicou um texto, dirigido àqueles que vão participar no encontro, mas pode ser consultado por quem quiser, e que quer “promover uma reflexão interdisciplinar a nível europeu”.

Não pretende ser um documento final mas “um catalisador de discussão”, por isso, coloca questões e não oferece respostas: “Através do diálogo, partilha e oração, o Simpósio deverá chegar a algumas respostas e a algumas conclusões. A estrutura em doze pontos tem como objetivo estimular livremente o diálogo e deixar aberta a possibilidade de vários tipos diferentes de interpretação.”

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa disponibiliza o documento que pode ser descarregado em inglês, espanhol e italiano.

De 28 a 31 de março o programa do simpósio 2017 tem momentos de partilha de bispos, diretores e dos jovens. No segundo dia destaca-se a vigília de oração com os jovens de Barcelona, às 19h45 locais, na igreja de Santa Ana.

Share
Share