300 portugueses de 12 dioceses e 6 congregações/movimentos, seis bispos e 30 voluntários vão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019, que começa dia 22 de janeiro no Panamá, na América Central.

12 Dioceses: Algarve, Aveiro, Braga, Coimbra, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu.

6 Congregações/ Movimentos: Salesianos; Caminho Neocatecumenal; Equipas de Jovens de Nossa Senhora; Juventude Mariana Vicentina ; Schoenstatt, Focolares 

6 Bispos: D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa; D. Joaquim Mendes, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, bispo auxiliar de Lisboa; D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda; D. Manuel Felício, bispo da Guarda; D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga, D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra.

* números registados na plataforma da Conferência Episcopal Portuguesa.

 

O tradicional encontro dos participantes portugueses está marcado para a sexta-feira, dia 25 de janeiro, na igreja de Nossa Senhora de Lurdes (https://goo.gl/maps/dJDDfeWWTRL2) O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai orientar a catequese e destaca-se também um momento de reconciliação.

Minuto JMJ – ep.19

Vejam o episódio #MinutoJMJ! Tem muita informação importante sobre os transportes a usar durante a #JMJ e também sobre a entrada no Panamá: os documentos a apresentar, a declaração do viajante, e muito mais. ✈⛴🚌🚗Podem consultar tudo em 👉 https://panama2019.pa/pt/panama-info/#Panama2019 🇵🇦 #NosVemosNoPanama

Publicado por Jornada Mundial da Juventude em Segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

 

No país de 4,2 milhões de habitantes destaca-se também presença da Imagem Peregrina N.1 de Nossa Senhora de Fátima, entre 21 e 29 de janeiro. Do programa constam visitas a um hospital e a uma prisão, celebrações com o clero e com o Papa Francisco, e no último momento solene o reitor do santuário português, padre Carlos Cabecinhas, preside a uma Missa no Aeroporto Internacional de Tocumen.

A organização informa que «Encontra-me» é um local no Parque da Juventude (Parque Omar) para visitar o Santíssimo Sacramento e a Imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Encuéntrame_PT

"Encontra-me" é um local no Parque da Juventude, para visitar o Santíssimo Sacramento e a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. ❣ 🙏🗓 de 22 a 25 de janeiro📍 Parque da Juventude (Parque Omar)⏰ 6h00 às 23h00

Publicado por Jornada Mundial da Juventude em Sábado, 12 de janeiro de 2019

 

O Papa Francisco chega ao Panamá no próximo dia 23 e a Missa de inauguração da JMJ é no dia anterior, o encontro termina a 27 de janeiro, com a Eucaristia de envio dos participantes.

O COL – Comité Organizador Local da 34.ª Jornada Mundial da Juventude informou que espera 200 mil jovens de 155 países, onde estão incluídos 1000 jovens indígenas dos 5 continentes.

A JMJ 2019, entre 22 e 27 deste mês tem como lema «Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra» e realiza-se pela primeira vez na América Central.

Centro de Boas-Vindas aos peregrinos

1- Registo
2- Check-in
3- Relações Internacionais
4- Centro de Ajuda ao Peregrino
5- recolha do kit peregrino 

08h00 às 22h00, 18 a 25 de janeiro,
Universidad Santa María la Antigua de Panama (USMA)

 

[Notícia atualizada a 17 de janeiro]

Share
Share