Com o tema «Felizes, como Maria a cheia de graça», nos dias 2 e 3 de maio de 2015, o programa (em anexo) propõe aos jovens começarem o grande encontro da tarde de sábado com o Acolhimento e a música de Sebastião Antunes e esperamos ainda a confirmação de um jovem talento nacional, no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI.

Depois da saudação a Maria, a mãe que acolhe todos os que peregrinam ao seu regaço, na Capelinha das Aparições, a partir das 18h00 preparamos o ‘Espaço jovem’ com curtas-metragens – ‘E SE O CINEMA FOSSE LUZ?’. Para este momento, o DNPJ conta com a colaboração da argumentista Inês Leitão e de um dos organizadores do 1.º Festival Internacional de Cinema do Minho, o Flumenfest, que vão apresentar um diálogo entre o cinema e os valores humanos, um espaço que vai ser de debate no auditório do Centro Pastoral Paulo VI.

A Peregrinação Nacional de Jovens também se insere no programa oficial do santuário mariano da Cova da Iria, na oração do Rosário e na procissão de velas no recinto de oração.

Depois deste momento, a vigília na Basílica da Santíssima Trindade é um momento de adoração, reflexão e meditação e para acabar a noite o grupo Jovens Levanta-te (Paróquia da Amora, Diocese de Setúbal) trazem um espetáculo intenso e deslumbrante de teatro negro onde transmitem a mensagem cristã.

O Fátima Jovem conta também com uma exposição sobre liberdade religiosa. Uma colaboração com a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre importante para alertar e consciencializar os jovens para este problema e a realidade dos cristãos em muitas zonas do mundo em pleno século XXI.

Desta forma, os jovens peregrinam a Fátima como o objetivo de trocar experiências mais alargadas do que nas suas dioceses, movimentos e grupos, e a fazer a importante descoberta que pela alegria que os caracteriza e anima fazem a Igreja jovem.

O DNPJ pretende com esta atividade que os jovens católicos portugueses descubram o sentido significado e valor da vida. Que reafirmem esse compromisso em todas as dimensões da vida: na família, na paróquia, na escola, no trabalho, no grupo de amigos.

No domingo, voltamos ao Recinto de Oração do Santuário e todos os jovens participam nas celebrações dominicais – rosário, procissão e Eucaristia – onde vão ser enviados a peregrinar às suas dioceses, paróquias e diversas realidades movidos pelo espírito das Bem-Aventuranças.

Com o “Novos Olhares”, o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil desafia mais uma vez os jovens a participar na secção “Novos Olhares”, captando todos os momentos deste encontro com novas perspetivas, realidades, momentos, paisagens ou passagens, participando com 15 fotografias.

“Felizes, como Maria a cheia de graça” é o lema que convida os jovens a peregrinar ao Fátima Jovem’15, uma das etapas da grande peregrinação à Jornada Mundial de Juventude de 2016 na Cracóvia, Polónia.

Setor da comunicação DNPJ
28 de abril 2015

Share
Share