No seu sítio online, a Comunidade Ecuménica de Taizé anuncia que o “Encontro por uma Nova Solidariedade” é o “ponto culminante das celebrações do ano 2015” que vai refletir um percurso de três anos dedicados ao tema da solidariedade.

Os monges convidam os jovens entre os 18 e os 35 anos a viajar até Taizé preferencialmente na semana entre 9 a 16 de agosto: “É possível fazer uma peregrinação a pé a partir de Cluny ou de Cormatin”.

A comunidade revela que uma centena de intervenientes vão ajudar a animar os ateliês, onde se destacam de vários portugueses, como D. Manuel Clemente, os jornalistas António Marujo e João Miguel Tavares, Felipe Pinto, da Academia Ubunto; Mariana Abranches. Vão estar também presentes responsáveis de Igrejas – Igreja Católica; Igrejas Ortodoxas; Igrejas Ortodoxas Orientais; Igrejas Velho-católicas; Igrejas Protestantes e Evangélicas e Organismos cristãos internacionais.

Segundo o Patriarcado de Lisboa, o prelado português que viaja com 58 jovens de autocarro, no dia 8, vai animar os ateliês: “Também eu não te condeno – uma reflexão bíblica sobre a história da mulher adúltera”, no dia 13 de agosto, às 15h00 e ‘Que renovamento está a acontecer hoje na Igreja?’, no dia 14, às 15h00.

Ao longo da semana está também prevista a participação do cardeal-patriarca em diversos fóruns com testemunhos sobre “a alegria, a simplicidade e a misericórdia”.

            

Depois, a comunidade no âmbito dos 100 anos do nascimento (12 de maio) e dos 10 anos da morte (16 de agosto) do irmão Roger promove um colóquio sobre o contributo do irmão Roger para o pensamento teológico, entre 30 de agosto a 6 de setembro.

“O irmão Roger tinha uma teologia? Ele não participou em debates de teologia universitária. Mas teve sempre amigos teólogos. E desenvolveu um pensamento original, percetível tanto nos seus escritos como na vida da Comunidade e nos encontros de jovens”, destaca.

Neste contexto vão a Taizé teólogos protestantes, ortodoxos e católicos de vários países para levar “luz acerca de diversos aspetos do seu pensamento, suscetíveis de contribuir para a pesquisa teológica”.

“São convidados a participar neste colóquio jovens teólogos até aos 40 anos: estudantes de teologia, investigadores ou pessoas comprometidas há vários anos num ministério da Igreja”, acrescenta a comunidade.

“O padre Nuno Folgado está a organizar um grupo de Portugal para participar neste encontro”, informa ainda.

O Encontro Europeu de Jovens que a Comunidade Ecuménica de Taizé promove anualmente vai ter lugar na cidade de Valência, em Espanha, de 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2016.

       

(Fotografias em http://www.taize.fr/pt_article10410.html)

Share
Share