Enquanto o júri estava reunido, a apresentadora do Festival, Carolina Vieira, animou a plateia, depois foram os jovens da Diocese de Aveiro que puseram o Centro Paulo VI em polvorosa e por fim Sebastião Antunes subiu ao palco com a guitarra em punho e contagiou com diversas músicas onde se inclui o sucesso “Balada do desajeitado” que a banda juvenil DAMA popularizou.

O director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil agradeceu a disponibilidade, adesão e criatividades dos jovens alertando-os para três V’s “importantes”: “Vez; voz e valor”.

As músicas/letras foram criadas e apresentadas subjacente ao tema: “Não te conformes transforma-te. Bem-Aventurados protagonistas da mudança”.

Este concurso tem como objectivos: dinamizar a pastoral dos jovens; incentivar a criação poético musical partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos; promover a canção mensagem como forma de linguagem musical e evangelizadora; possibilitar a comunicação, o convívio entre os jovens de cada Diocese, Grupos de Jovens, Movimentos Eclesiais em Portugal, no âmbito do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil.

Os apresentadores foram a Carolina Vieira, vocalista da banda Alma, música de mensagem, e dos The Lacre, e o Miguel Midões, jornalista, já trabalhou em comunicação empresarial, agora está na área da assessoria e também é escritor, o livro “Filigrana e o Concílio dos Gatos” marca a sua estreia na literatura infantil.

Na mesa do júri a analisar a música e a letra, a presença em palco e interacção com o público estiveram quatro elementos de diversas áreas e saberes, nomeadamente: em representação do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Ivo Santos; Sebastião Antunes, músico e compositor, sobejamente conhecido pela banda Quadrilha; a jornalista e escritora Laurinda Alves e o padre António Jorge, da pastoral juvenil da Diocese de Viseu, que representou o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

Recordamos o alinhamento das dioceses no palco do Centro Paulo VI: Bragança-Miranda; Guarda; Viana do Castelo; Lisboa; Algarve; Setúbal; Vila Real; Coimbra; Funchal; Lamego; Leiria-Fátima; Aveiro; Beja; Porto.

Bragança-Miranda – Protagonista de uma vida feliz;
Guarda – És mais do que o teu ser;
Viana do Castelo – Verás a Deus;
Lisboa – Fé e Caridade;
Algarve – Bem-Aventurados;
Setúbal – Deixa-te transformar convertido;
Vila Real – És a minha bússola;
Coimbra – Viver, amar e transformar;
Funchal – Missionário da esperança;
Lamego – Recomeços;
Leiria-Fátima – Mendigo de Deus;
Aveiro – Boa sorte;
Beja – Com a fé tu és protagonista;
Porto – A voz da mudança.

Share
Share