É de salientar a nova organização do DNPJ estando a equipa dividida por setores:

Setor de Animação e Comunicação: Pensa, reflecte, planifica e executa tudo o que tem que ver com comunicação e imagem do Departamento nas actividades que propõe.

Setor de Formação: Monitoriza todas as propostas de formação feitas aos secretariados e grupo juvenis/animadores;

Setor Itinerário Espiritual: Torna realidade, em cada atividade uma caminhada Espiritual (liturgia, oração…);

Setor Logístico-executivo: Todo o trabalho de secretaria, economia e gestão.

Estes setores têm como finalidade a estabilidade do trabalho desta equipa bem como “a melhor gestão para maior apoio e dinâmica com todos os secretariados diocesanos”, como afirmou Padre Eduardo Novo, diretor do DNPJ.

A proximidade é a aposta desta nova equipa que visa incentivar e criar esperança em todos os agentes de pastoral que, de alguma forma, têm ligação à formação e educação dos jovens, outro dos pontos que o DNPJ quer reafirmar e valorizar.

“O DNPJ tem de ser a alavanca de todo este trabalho valioso com a juventude, queremos ser os intermediários e criar as melhores condições para trilharmos este caminho “, acrescentava.

No encontro, que contou com a presença de D. Ilidio Leandro, vogal da Comissão Episcopal Laicado e Família, todas as dioceses tiveram oportunidade de refletir sobre o trabalho decorrido, destacando as oportunidades e ameaças em cada contexto.

O DNPJ terá ainda um espaço bimestral para publicação de artigos na revista Canção Nova (e noutros espaços) e terão em conta o Itinerário de Formação definido.

Ainda neste encontro perspetivou-se duas atividades: Fatima Jovem e Festival Nacional da Canção Mensagem.

O Fátima Jovem decorrerá nos dias 5 e 6 de maio tendo como lema “Alegrai-vos sempre no Senhor” e as inscrições devem ser realizadas junto do DNPJ até dia 20 de Abril.

O Festival Nacional da Canção Mensagem decorrerá nos dias 1 e 2 de dezembro.

Ainda neste encontro foi sublinhada a vertente de formação e de compromisso de fé que tem de haver em todas as iniciativas com a juventude, enaltecendo sempre a vertente espiritual.

O diretor do DNPJ avançou ainda que serão elaboradas e publicadas catequeses de preparação para as JMJ Rio 2013 para que os jovens se possam preparar da melhor forma.

Para vosso conhecimento acrescentamos ainda que este Conselho Nacional da Pastoral Juvenil (CNPJ) reunirá nos próximos dias 16 e 17 de Março; 22 e 23 de Junho; 19 e 20 de Outubro.

Share
Share