Em entrevista ao Programa ECCLESIA, o diretor daquele organismo, padre Manuel Henrique, salienta que a ideia é anunciar o Evangelho de “forma simples e humilde” à imagem do que Maria fez na Cova da Iria.

“Uma das coisas que me moveu logo foi escrever ao Santuário para levarmos algumas lembranças porque sabemos que o povo brasileiro tem uma ligação muito forte a Fátima”, acrescenta o sacerdote.

Com idades compreendidas entre os 19 e os 37 anos, o grupo português vai ao encontro de milhares de jovens já inscritos na jornada mundial, que decorrerá entre 23 e 28 de julho.

O padre Manuel Henrique espera que os mais novos possam “saborear” da melhor forma uma iniciativa que se afirmou como uma “forma extraordinária de encontro com Cristo”.

“Através das JMJ, muitos homens e mulheres ao longo dos anos entregaram a vida a Jesus Cristo. Que seja também mais um desses encontros pessoais entre tantos jovens e a pessoa de Jesus, que nos faz novamente entregar a vida de forma alegre, feliz e fiel”, exorta o sacerdote.

Para a maior parte dos 13 jovens portugueses, esta não é a primeira vez que participam numa jornada mundial da juventude, mas será a primeira vez que terão oportunidade de conviver com o Papa Francisco, eleito em março deste ano.

“Tudo o que o Papa tem trazido de novo, esta humildade, proximidade, esta humanidade que faz parte da nossa vida e que deve ser posta ao serviço dos outros tem cativado muita gente a querer estar com ele neste percurso que iniciou e que está a dar uma nova frescura à Igreja”, destaca o diretor de pastoral juvenil de Leiria-Fátima.

O Programa ECCLESIA está a dar destaque esta semana aos grupos de jovens das dioceses portugueses que se preparam para participar nas JMJ2013, através da partilha das suas expetativas e testemunhos, às 22h45 na Antena 1.

Foto: Alessia Giuliani/CPP

Share
Share