Bem-vindos ao site português do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil dedicado à JMJ16.

 JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE 2016
CRACÓVIA, POLÓNIA - 26 JULHO A 31 JULHO

«Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia» (Mt 5,7) 

Hino da JMJ 2019 - «Eis aqui a serva do Senhor, faça-se comigo segundo a tua palavra»

A Arquidiocese do Panamá divulgou esta terça-feira (hoje em Portugal) o hino oficial da Jornada Mundial da Juventude 2019 intitulado «Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra».

“Este hino expressa a missão para a qual somos chamados como discípulos e missionários nestes tempos, seguindo o exemplo da Virgem Maria”, afirmou o arcebispo do Panamá.

D. José Domingo Ulloa Mendieta acrescentou que estão “muito animados” em divulgar o hino da JMJ 2019 disponibilizando-o para a juventude de todo o mundo para que “cantando-o se preparem alegres e dispostos a ser transformados por Deus”.

Com ritmos “característicos da cultura do Panamá”, o título remete para o tema escolhido pelo Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude em 2019: ‘Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra’.

O hino oficial da JMJ foi escolhido entre 56 propostas e avaliado por um júri com “reconhecidos” músicos profissionais que selecionaram as três melhores propostas para o Comité Executivo da JMJ e o Dicastério para os Leigos, Família e Vida da Santa Sé escolherem a música vencedora.

«He aquí la sierva del Señor, hágase en mí según tu palabra» (Lc 1, 38), (em português: «Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra»), foi escrito e composto por Abdiel Jiménez, um catequista e salmista da Paróquia de Cristo Ressuscitado em San Miguelito, que já escreveu “várias peças litúrgicas”. O autor integra também vários coros e formou-se na Faculdade de Ciências Religiosas, na Universidade Católica de Santa Maria La Antígua.

Depois de “duas semanas de intenso trabalho criativo e musical” foi concluída  produção e arranjos da primeira versão do hino por Aníbal Muñoz com a colaboração de Carlos Samaniego e Ricky Ramírez.

A apresentação do hino oficial da JMJ 2019 decorreu a noite passada no Panamá, a partir das 02h00 em Portugal, num evento com “milhares de jovens e adultos – leigos e clero” – que se reuniram no Centro de Convenções Atlapa, num evento de apoio ao Seminário Maior de São José.

A Arquidiocese do Panamá e o Comité Organizador Local também já apresentaram o logotipo do encontro que é composto por cinco elementos que fazem referência ao país da América Latina e à JMJ.

O maior encontro mundial de jovens com o Papa vai realiza-se de 22 a 27 de janeiro de 2019. A Jornada Mundial da Juventude realiza-se a cada três anos e a edição anterior foi em Cracóvia (Polónia) em 2016.

Email