Bem-vindos ao site português do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil dedicado à JMJ16.

 JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE 2016
CRACÓVIA, POLÓNIA - 26 JULHO A 31 JULHO

«Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia» (Mt 5,7) 

Voluntária Maria Lucília Ribeiro Marques

Sou da Diocese de Viseu e estou muito emocionada e empolgada por poder participar como voluntária nas JMJ 2016 em Cracóvia. Esta participação é um grande privilégio para mim, mas também uma enorme responsabilidade.

Participei na JMJ 2011 em Madrid com um grupo de jovens da minha paróquia e foi uma experiência riquíssima. Senti-me rodeada e contagiada pela alegria dos jovens que vinham de todo o mundo para louvar o Senhor em união com o Santo Padre. Tive também o primeiro contacto com os voluntários JMJ e, de imediato, fiquei com vontade de um dia também eu me colocar ao serviço do Pai do Céu, do Papa e dos milhares de jovens que se congregam nas jornadas. Ardia em mim a necessidade de ser solidária com os jovens, na esperança de multiplicar o meu amor e os meus modestos talentos.

Tendo feito voluntariado, como Leiga Missionária Comboniana na Guiné Bissau e em Moçambique, sei que concretizar o meu desejo de ajudar, servir o próximo com liberdade e generosidade e doar-me aos outros são fontes inesgotáveis de alegria e crescimento. Vejo-o também, semanalmente, no voluntariado que faço no Hospital de Dia do hospital local. Com momentos difíceis e limitações, entrego-me ao Senhor e ao próximo e confio que Ele nunca me abandona.

Senti-me então impelida a candidatar-me às JMJ 2016 como voluntária e vivo um dos momentos mais felizes da minha vida cristã percorrendo este caminho até Cracóvia.

Respondo prontamente à chamada que o Senhor e o Papa Francisco me fazem, esperando ser uma ponte para os jovens conhecerem melhor e sentirem Cristo. Como seguidora Deles, esforçar-me-ei por ser um instrumento de Amor e de Misericórdia, por ser uma discípula missionária.

 

Maria Lucília Ribeiro Marques