A JOC é um Movimento Internacional fundado na Bélgica em 1925 por Mons Cardijn e que se iniciou em Portugal em 1935.

São seus militantes jovens trabalhadores, estudantes ou desempregados que estão marcados pela condição operária da família, trabalho e cultura. Procuramos assim, chegar aos jovens mais pobres. Defendem a dignidade e os direitos dos jovens do meio operário, pois a dignidade de cada um vale mais que todo o ouro do mundo. Por isso não aceitamos a injustiça, a exploração e todas as formas de humilhação e dependência.

Os grupos de base (paróquia, bairro, escola, trabalho…) que se reúnem semanalmente são o alicerce do Movimento. Organizam-nos por Base, Região, Diocese e ainda a nível Nacional e Internacional.

A JOC é um Movimento de Evangelização (educação e formação). É nos pequenos grupos de base que se faz a partilha da realidade do dia-a-dia, a partir do método específico Revisão de Vida (Ver, Julgar e Agir): aí se procura, antes de mais, a transformação dos próprios, se adquirem novas convicções e atitudes, vivendo assim uma experiência de fé/vida. Pela acção individual ou com outros jovens trabalhadores assume-se o compromisso e a luta pela transformação das realidades, pela justiça, pela liberdade, pela paz e educação para a participação social, como jovens cristãos. Conta com o apoio de assistentes para a realização do projecto.

Para o apoio ao Movimento, a nível nacional, existe um Secretariado Nacional formado por dirigentes nacionais eleitos pelo Movimento e um assistente nacional nomeado pela Conferência Episcopal.

A formação e acção é fundamentada no projecto de vida de Jesus Cristo, através do seu estilo de vida, valores, opção pelos mais pobres e a sua mensagem.

A JOC é um espaço, uma proposta, que educa para a participação e onde se faz a experiência de vida acreditando sempre que é possível transformar toda a sociedade – que é cada um de nós.

Share
Share