S. João Bosco, logo a partir de sua juventude e depois já adulto, no seu trabalho com os Jovens, sempre valorizou as iniciativas juvenis. Por isso mesmo, nos seus centros educativos, sempre deu espaço aos jovens e os incentivou a organizarem-se em associações e grupos.

Ele próprio organizou, com os jovens trabalhadores, uma associação para segurança e socorro daqueles que, por motivos de doença tivessem de deixar de trabalhar.

Segundo alguns sociólogos, o Padre João Bosco foi o fundador do associativismo juvenil.

Dando continuidade ao espírito do Fundador, os Salesianos, para além de outras obras, tais como escolas, paróquias, missões e comunicação social, fomentam e acompanham várias associações juvenis que procuram reger-se pelo estilo educativo de D. Bosco.

Nas associações há espaço para as mais variadas actividades, tais como ocupação de tempos livres, desporto, música, teatro, voluntariado e grupos de formação. Os jovens fazem nestes ambientes a sua caminhada cristã.

Os grupos e associações juvenis que, embora mantendo a sua autonomia organizativa se reconhecem na espiritualidade e na pedagogia salesiana, formam implícita e explicitamente o Movimento Juvenil Salesiano (MJS).

A circulação de mensagens e de valores da espiritualidade do MJS não requer uma organização rígida e centralizadora. É a própria comunicação livre entre os grupos que a veicula. Supõe, isso sim, uma estrutura mínima para poderem ter lugar iniciativas comuns. Existe, por isso, um Conselho Nacional do MJS.

NÚCLEOS FUNDAMENTAIS DA ESPIRITUALIDADE JUVENIL SALESlANA

1. Espiritualidade do quotidiano, lugar onde o jovem reconhece a presença de Deus e vive a própria realização pessoal.

2. Espiritualidade da alegria e do optimismo no quotidiano, sem renunciar ao compromisso e responsabilidade.

3. Espiritualidade da amizade com o Senhor Jesus, de onde nascem as razões da esperança para a vida.

4. Espiritualidade da comunhão eclesial, ambiente natural para o crescimento na fé, através dos sacramentos e da devoção mariana.

5. Espiritualidade do serviço responsável, através do serviço generoso.

ACTIVIDADES

Para além das actividades de cada Centro, existem actividades a nível de cada fase etária, que são como momentos fortes ou momentos de laboratório da espiritualidade.

Entre elas o encontro de reflexão na preparação para a Páscoa, o acampamento no final do ano,

a visita aos lugares onde D. Bosco viveu e experimentou a sua podagogia e a participação em encontros internacionais do MJS.

Share
Share