O novo diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) vai ser apresentado aos secretariados diocesanos do setor na reunião de 25 de novembro, no Hotel Essence Inn Marianos, em Fátima.

A reunião começa às 10h10, após a Oração, com a presidência de D. Joaquim Mendes, presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família, e a apresentação do novo diretor do DNPJ para os próximos três anos.

No encontro os responsáveis da Pastoral Juvenil vão analisar a proposta para as VI Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil, com data prevista para 6 de janeiro de 2018.

Vão ser apresentadas as “ressonâncias” sobre o Documento Preparatório do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2018, sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional».

Os responsáveis vão falar também sobre o «Fátima Jovem 2018», que regressa ao primeiro fim-de-semana de maio – 5 e 6 de maio 2018 –, sobre o Festival Nacional Jovem Canção Mensagem – 15 de dezembro 2018; e da JMJ Panamá 2019, entre 22 e 27 de janeiro, entre outros temas.

Na convocatória, enviado aos secretariados diocesanos da pastoral juvenil, o diretor do DNPJ recorda que a mensagem do Concílio Vaticano II afirma aos jovens que “a Igreja olha para vós com confiança e amor”.

“Os jovens são capazes de contagiar de alegria, aquela alegria que nasce do amor de Deus, a alegria que deixa no coração cada gesto, cada atitude… Que a exemplo de Maria saibamos nós ser sentinelas da Esperança e saibamos acompanhar os jovens no caminho da descoberta, na criação de respostas criativas e inovadoras, para proporcionar o encontro com Cristo”, desenvolveu o padre Eduardo Novo.

 

Os bispos portugueses vão reunir na sua 193.ª assembleia plenária e divulgar quem é o novo diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

A reunião da Conferência Episcopal Portuguesa começa hoje, dia 13, na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima.

Da agenda de trabalho consta o novo documento orientador para a formação dos sacerdotes, a exortação apostólica pós-sinodal sobre a família e a preparação do Sínodo de 2018, dedicado aos jovens, à fé ao discernimento vocacional.

A assembleia plenária termina na quinta-feira, dia 16, em Lisboa, com a inauguração da nova sede do episcopado na Casa do Bom Pastor, em Lisboa (Estrada da Buraca, 8-12) e conferência de imprensa, às 15h00.

 

 

A Conferência Episcopal Portuguesa é a entidade representativa da Igreja Católica em Portugal e uma das conferências mais antigas, atuando regularmente como tal desde os anos 30 do século XX, embora só em 1967 tivesse os primeiros estatutos. 

Sede Conferência Episcopal Portuguesa, Quinta do Bom Pastor, Lisboa
Foto: Agência Ecclesia/MC

 

Share
Share