O encontro de formação para animadores de jovens, jovens e todos os que vivem/programam a missão eclesial – Uma Igreja em “saída” com identidade, compromisso e missão –  realizar-se nos dias 25 e 26 de setembro, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima.

O objetivo do tema “O jovem (t)em saída?” é questionar, interpelar, despertar, abrir ao diálogo. E antes das jornadas começarem surgem perguntas que se pretendem aprofundar em Fátima: Será a juventude prioridade/sensibilidade para a Igreja? Como é que a Igreja olha para os jovens? Quem são os jovens? Quais os seus problemas? De que forma o jovem se sente em Missão? De que forma desperta a sua vocação ao amor? Como a oração impele a “sair” e ir ao encontro do outro? Como é ser cristão no mundo?”

O DNPJ convidou o responsável da Pastoral Juvenil no Conselho Pontifício para os Leigos (Santa Sé) para conferencista principal. O padre João Chagas vai apresentar no contexto de ‘O Jovem em saída ou estacionado?’ a conferência ‘O Jovem na Europa – contextos e desafios’, no dia 25, às 21h45.

O sacerdote brasileiro vai falar também sobre a ‘JMJ’16 Jubileu da Misericórdia – Jubileu dos jovens’ dentro da temática “Jovens em saída por que percursos?”, na manhã do dia 26 de setembro, a partir das 10h00.

Do programa destaca-se ainda a mesa-redonda ‘Vocação ao Amor’ que vai refletir a partir de ‘Jovens em saída, em que horizontes?’, a partir das 14h30.

Para esta partilha/reflexão foram convidados o teólogo e filósofo Pedro Valinho Gomes, que vai falar sobre ‘A Família’; a superiora provincial da Congregação das Escravas do Sagrado, a irmã Maria Vaz Pinto, com uma reflexão sobre ‘Vida Consagrada’; e o especialista em estudos de mercado e opinião, Carlos Liz, que abordará o tema ‘os jovens lugares de Misericórdia’.

Um concerto orante com a banda algarvia ‘Sonus Dei’, que vai ser “um momento de intensidade e intimidade” na noite de sexta-feira, e a partilha dos participantes nos trabalhos de grupo são ainda outros momentos que se destacam no programa das Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil 2015.

As Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil têm também como objetivo proporcionar o encontro em ambiente de proximidade, de peregrinação conjunta com todos os que trabalham com os jovens para um crescimento e aprofundamento da fé e na fé: Para que os jovens possam descobrir o seu papel na sociedade, na Igreja e no mundo ainda que numa cartografia de profundas e rápidas transformações.

O DNPJ convida a fazer uma experiência conjunta de cultura, formação, entrega, serviço, oração e evangelização.

A inscrição pode ser feita online através do link: http://goo.gl/forms/xyi6F4TXjy.

A D. Joaquim Mendes, vogal da Comissão Episcopal Laicado e Família que acompanha o DNPJ, e ao diretor do departamento juvenil, o padre Eduardo Novo, cabe a responsabilidade de abrir o encontro (21h30, 25 setembro), e encerrar as jornadas a 26 de setembro, a partir as 16h30.

As Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil 2015 realizam-se quando em Igreja vive-se o Ano da Vida Consagrada, em caminho com o Sínodo da Família e num contexto de preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2016, em Cracóvia, Polónia.

Share
Share