Os Secretariados divididos em cinco grupos analisaram ações passadas e projetaram o futuro das atividades da pastoral juvenil através do «Twitta lá», uma forma de auscultação simples inspirados no exemplo do Papa Francisco através da sua conta @Pontifex, na rede social Twitter.

Destacou-se a necessidade de intensificar a formação, a partilha de ações/atividades e de fortalecer o caminho em conjunto com mais profundidade. O director do DNPJ lembra o Papa Francisco que defende uma Igreja em saída, que vai ao encontro de todos, que convida, provoca à fé e à descoberta da vocação. “Promover sempre e cada vez mais uma cultura do encontro com todas as realidades, desde a catequese à pastoral universitária”, disse.

No sábado, o frei Pedro Bravo apresentou a conferência «As Bem–Aventuranças, no contexto da Pastoral Juvenil no mundo atual», segundo o evangelista São Mateus. Através do seu comentário o religioso carmelita explicou a importância da criação para as gerações futuras e destacou a interligação, o encadeamento das Bem-Aventuranças com o amor de Deus e o amor ao próximo. “As Bem-aventuranças são da pérola de Deus na Humanidade, o abrir do coração de Deus”, destacou. 

Filipe Teixeira apresentou o seu livro «A jornada em que almocei com o Papa – Uma revolução do coração». Segundo o autor a publicação é uma “história do coração de identificação fácil que podia ter acontecido a qualquer pessoa. O livro não apresenta a ementa deste almoço mas revela uma “interessante” e “marcante experiência”. Filipe Teixeira abdicou dos direitos de autor e as receitas do livro revertem para o Colégio La Alegria en El Señor de Lima, no Perú.

Na reunião desenhou-se o plano pastoral à luz do projeto do DNPJ para 2014\15. Na aposta da formação com as III Jornadas Nacionais da pastoral Juvenil, com o tema “Família um projecto”, nos próximos dias 20 e 21 de Setembro, em Fátima. O Curso de Pastoral Juvenil no próximo ano. O diálogo ecuménico como resposta à unidade com o Fórum Ecuménico Jovem no dia 15 de Novembro, na diocese de Coimbra. Numa caminhada às próximas Jornadas Mundiais de Juventude em 2016, em Cracóvia, na Polónia.

À luz do mote “bem-aventurados os protagonistas de mudança” numa resposta para os jovens no dia de hoje. Querendo que os jovens construem já agora o presente.

Share
Share