O Papa Francisco anunciou esta manhã os temas para o percurso de três anos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que começam a ser vividos nas dioceses até à celebração internacional que vai acontecer em Lisboa em 2022.

“A próxima edição internacional da JMJ será em Lisboa, em 2022. Para esta etapa de peregrinação intercontinental dos jovens escolhi como tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39)”, disse hoje o Papa aos jovens do XI Fórum Internacional da Juventude reunidos em Roma, informa a Agência Ecclesia.

A 37.ª JMJ, a primeira edição em Portugal, tem como tema uma passagem do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 39) sobre à visita da Virgem Maria à sua prima, Santa Isabel, mãe de São João Batista.

Em 2020 e 2021, a Jornada Mundial da Juventude é nas dioceses: No Domingo de Ramos, a 5 de abril de 2020 com o tema ‘Jovem, eu te digo, levanta-te!’ (Lc 7, 14), afirmação de Jesus, num relato de ressurreição do filho único de uma mulher viúva.

O Papa Francisco escolheu para a JMJ 2021, também a nível diocesano, desta vez a 28 de março, o tema “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (At 26, 16), do livro bíblico dos Atos dos Apóstolos sobre a conversão de São Paulo.

“Desejo que haja uma grande sintonia entre o itinerário para a JMJ de Lisboa e o caminho pós-sinodal. Não ignorem a voz de Deus, que impele a levantar e seguir os caminhos que Ele preparou para vocês. Como Maria, e junto com ela, sejam portadores da sua alegria e do seu amor, todos os dias” – Papa Francisco.

 

“Estes três temas têm em comum o convite aos jovens a ‘levantar-se’, a apressar-se para viver o chamamento do Senhor e para anunciar a boa notícia, assim como Maria o fez depois de ter pronunciado o seu ‘aqui estou’. O verbo ‘levantar-se’ no texto original de São Lucas tem também o significado de ‘ressuscitar’, ‘acordar para vida’”, assinala o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, organismo que acompanha a Pastoral Juvenil, no seu site.

 

O XI Fórum Internacional da Juventude é uma iniciativa da Santa Sé, promovida pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida , que dá continuidade ao Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens e à Exortação Apostólica do Papa Francisco «Cristo Vive».

A Conferência Episcopal Portuguesa está representada por dois jovens: Catarina Duarte e o João Nuno, respetivamente do Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego e do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto.

O Vaticano anunciou que Portugal recebe a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, na cidade de Lisboa, em 2022, no dia 27 de janeiro deste ano, no encerramento da JMJ Panamá.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível local (diocesano) no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade, são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

[Foto de destaque em Agência Ecclesia]

Share
Share