De 19 a 24 de março realizar-se-á em Roma a reunião pré-sinodal, onde 300 jovens de todo o mundo poderão apresentar as suas propostas, ideias e reflexões em vista à reflexão e preparação do próximo Sínodo dos Bispos em outubro de 2018 com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário-geral do Sínodo dos Bispos, sublinhou que a reunião pré-sinodal, permitirá que os jovens sejam “atores e protagonistas” na preparação para o Sínodo de Outubro de 2018.

Nesta reunião pré-sinodal, para além dos 300 jovens presentes, serão chamados a participar os jovens do mundo inteiro através das redes sociais. “Todos estão convidados a participar na narração coletiva, bem como a fazer ouvir a própria voz, a fim de que os frutos da Reunião pré-sinodal sejam, tanto quanto possível, expressão de todo o mundo juvenil.”

Desta reunião pré-sinodal sairá um documento que será apresentado ao Papa Francisco, no dia 25 de Março, Domingo de Ramos e Dia Mundial da Juventude.

Portugal terá três representantes; Joana Serôdio que representará a Conferência Episcopal Portuguesa Laicado e Família, Tomás Virtuoso, representante do Secretariado Internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora e Rui Lourenço Teixeira, representante da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE).

Foto: Agência Eccelsia

O Esquema de trabalho da Reunião pré-sinodal será “ interpretado à luz do Documento Preparatório e da Carta do Papa aos jovens, com os quais está em continuidade”.  (http://www.dnpj.pt/sinodo-2018-carta-do-papa-aos-jovens/)

Este estará dividido em três partes:

  • A primeira é dedicada ao aprofundamento da situação real dos jovens hoje;

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DOS JOVENS NO MUNDO DE HOJE”

  • A segunda está ligada à compreensão, por parte dos jovens, das palavras-chave do próximo Sínodo;

FÉ E VOCAÇÃO, DISCERNIMENTO E ACOMPANHAMENTO”

  • A terceira destina-se a tornar os jovens corresponsáveis pela ação educativa e pastoral da Igreja.

“A AÇÃO EDUCATIVA E PASTORAL DA IGREJA”

Para acompanhares a reunião pré-sinodal e os trabalhos propostos segue através da rede social Facebook a página –  Facebook.com/synod2018

Poderás saber mais sobre a reunião pré-sinodal [organização, ordem de trabalhos, metodologias, palavras-chave e participação online] através de: http://www.synod2018.va/content/synod2018/reuniao-pre-sinodal.html

Share
Share