“JMJ Cracóvia 2016 no ano jubilar da Misericórdia: jubileu dos jovens”

Com o tema ‘JMJ Cracóvia 2016 no ano jubilar da Misericórdia: jubileu dos jovens’ realiza-se a última reunião dos Secretariados Diocesanos da Pastoral Juvenil do atual ano pastoral, e antes do encontro mundial dos jovens com o Papa em Cracóvia.

“Na nossa preparação e peregrinação espiritual rumo à JMJ Cracóvia 2016, cujo guia para o caminho, são as Bem-Aventuranças, desbravamos o forte apelo de Jesus, para nos lançarmos, com coragem na aventura da felicidade”, escreve o diretor do DNPJ, o padre Eduardo Novo, na sua convocatória.

A reunião dia 18 de junho, na Casa S. Nuno, em Fátima começa às 09h40 com a abertura por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa e vogal da Comissão Episcopal Laicado e Família, após a oração de Laudes às 09h15.

O principal tema do programa é a Jornada Mundial da Juventude 2016, entre 26 a 31 de julho em Cracóvia. Já se inscreveram “mais de 7 mil peregrinos portugueses” e na reunião vão se debater assuntos como a animação das catequeses, a participação nos pré-eventos e a Luso Festa, que vai reunir os jovens em festa, celebração.

Da programação e calendarização pastoral os representantes dos secretariados diocesanos vão ainda falar sobre tópicos como a próxima edição das Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil; o XVII Fórum Ecuménico Jovem; o Festival Nacional da Canção Mensagem, a 10 de dezembro, no Centro Paulo VI, em Fátima, e a peregrinação nacional de jovens, o Fátima Jovem de 2017.

“Neste Jubileu da Misericórdia a Sagrada Escritura exorta-nos a ser felizes, mas como? O mundo parece tão necessitado de beleza! São tantas as preocupações, o futuro inquieta-nos”, assinala o diretor o DNPJ.

“Sabemos que o Senhor nos amou primeiro. Mas só seremos verdadeiramente bem-aventurados, felizes, se entrarmos na lógica divina do dom, do amor gratuito, se descobrirmos que Deus nos amou infinitamente para nos tornar capazes de amar como Ele, sem medida”, acrescenta o padre Eduardo Novo, citando o Papa Francisco na sua Mensagem para a XXXI JMJ.

“Pastoral Juvenil: evangelizar é a missão”, é também o desafio motivador da ação, atividade e serviço dos secretariados diocesanos.

Departamento de Comunicação do DNPJ
Lisboa, 11 junho 2016

Share
Share