O Santuário de Fátima apresentou hoje em conferência de imprensa as novas imagens oficiais dos futuros santos Francisco e Jacinta Marto, que vão ser canonizados pelo Papa Francisco a 13 de maio.

As novas imagens vão ser colocadas na fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário para a canonização dos dois pastorinhos videntes onde vão permanecer até outubro, ao final do Centenário das Aparições.

As telas para a canonização, com cerca de 11 metros de altura e 3 metros de largura, e o reitor do Santuário de Fátima disse que vão ter “um recinto de oração cheio”, por isso, tiveram de “pensar não apenas nas imagens oficiais” mas na sua colocação “de forma que os peregrinos pudessem ver as imagens e contempla-las”.

“Optamos, por isso, pela colocação na fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Uma colocação muito próxima, muito semelhante aquela tomada no ano 2000. Permite que as duas figuras sejam claramente vistas pelos peregrinos em qualquer parte do recinto de oração”, acrescentou o padre Carlos Cabecinhas, divulga a Agência ECCLESIA.

As novas imagens foram adaptadas pela designer Inês do Carmo, a partir das imagens da  pintora Sílvia Patrício.

“Jacinta olha de frente para o observador, em atitude de interpelação; Francisco ergue os olhos ao alto, apontando para uma atitude eminentemente contemplativa.
A fotografia que está na base desta representação foi tirada em Aljustrel, dias antes de 13 de outubro de 1917. As vestes dos pastorinhos, que as fotografias fixaram a preto e branco, ganharam cor a partir de uma pesquisa de sabor etnográfico que a Autora levou a cabo.
Os atributos mais claros destes santos são o terço que envergam na mão e a candeia que é tomada a partir de uma candeia histórica que pertencera à família dos videntes, ao tempo das aparições.
Na auréola, o elemento que plasticamente é usado na tradição iconográfica da Igreja para significar a ideia de santidade: Francisco tem inscritas a silhueta do Anjo de Fátima, que se faz portador da Eucaristia, a sarça-ardente e as espécies eucarísticas; Jacinta a figura do papa e a figura da Virgem Maria, representada com o seu Coração Imaculado”, explica a Postulação de Francisco e Jacinta Marto, divulga o síte http://www.fatima.pt/pt.

O Papa Francisco que vai estar em Fátima como peregrino onde vai canonizar Francisco e Jacinta Marto este sábado, 17 anos após a sua beatificação, pelo Papa São João Paulo II, também no santuário da Cova da Iria.

Os futuros santos nasceram em Aljustrel, na Freguesia de Fátima, Francisco a 11 de junho de 1908 e Jacinta a 11 de março de 1910. Os irmãos estão sepultados na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Ele faleceu com 10 anos, a 4 de abril de 1919 na terra natal, vítima de um surto de gripe pneumónica e a irmã vítima da mesma doença morreu aos 9 anos, a 20 de fevereiro de 1920, no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.

(Fotos: Santuário de Fátima)

Share
Share