A secretaria-geral do Sínodo dos Bispos anunciou hoje que o Papa Francisco nomeou o relator geral e os secretários especiais da próxima assembleia geral que vai começar a 3 de outubro de 2018 e termina dia 28 do mesmo mês.

O comunicado, divulgado hoje pela sala de imprensa da Santa Sé, informa que o Papa Francisco nomeou como Relator Geral do Sínodo dos Bispos 2018 o arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O cardeal Sérgio da Rocha vai apresentar o relatório inicial e conclusivo dos trabalhos, bem como os textos das propostas a apresentar ao Papa.

O relator vai ser auxiliado por dois secretários especiais: O padre Jesuíta Giacomo Costa e o padre Salesiano Rossano Sala, que esteve na igreja de São João de Deus, em Lisboa, onde falou sobre “provocação, invocação, convocação”, no dia 15 de setembro.

O comunicado, publicado pela conclusão do conselho da Secretaria do Sínodo dos Bispos, realizado nos dias 16 e 17 de novembro, realça que a nomeação de dois secretários especiais cumpre o artigo 14 §3 do Ordo Synodi Episcoporum (conferir cânone 348 § 2 del C.I.C.), uma função que pode ser confiada a eclesiásticos não-bispos.

Foi anunciado também que a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema «Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional», vai começar na quarta-feira 3 de outubro de 2018 e termina no domingo, dia 28 de outubro.

O Sínodo dos Bispos, organismo criado por Paulo VI em 1965, pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

Já houve 13 assembleias gerais ordinárias e três extraordinárias: a primeira em outubro de 1969, para debater a cooperação entre a Santa Sé e as Conferências Episcopais; a segunda em 1985, pelo 20.º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II, e a última entre 5 e 19 de outubro de 2014 sobre “os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

Share
Share