Os adolescentes vão celebrar o seu jubileu do Ano Santo da Misericórdia e o Vaticano espera 60 mil provenientes de vários países ao encontro do Papa Francisco para momentos de festa e celebração, oração e reflexão, entre este sábado e segunda-feira.

‘Crescer misericordiosos como o Pai’ foi o tema da mensagem que o Papa Francisco escreveu para o Jubileu dos Adolescentes que compreende a faixa etária dos 13 aos 16 anos de idade.

“Crescer misericordiosos significa aprender a ser corajosos no amor prático e desinteressado, significa tornar-se grande tanto no aspeto físico, como no íntimo de cada um. Estais a preparar-vos para vos tornardes cristãos capazes de escolhas e gestos corajosos, capazes de construir cada dia, mesmo nas pequenas coisas, um mundo de paz”, explicou, na Solenidade da Epifania do Senhor, a 06 de janeiro

O Jubileu dos Adolescentes está estruturado em quatro momentos principais: A peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro, a Festa dos Adolescentes no Estádio Olímpico de Roma, a Missa com o Papa Francisco e as Tendas da Misericórdia (programa).

“Não prepareis apenas as mochilas e os dísticos; preparai sobretudo o vosso coração e a vossa mente. Meditai bem nos desejos que confiareis a Jesus no sacramento da Reconciliação e na Eucaristia, que celebraremos juntos”, escreveu Francisco.

Peregrinação à Porta Santa

A peregrinação à Porta Santa começa com a preparação do Sacramento da Reconciliação, nas três igrejas jubilares, na manhã deste sábado.

Depois iniciam o percurso reservado aos peregrinos e percorrem a Via da Conciliação até à Praça de S. Pedro, transformada num confessionário ao ar livre com 150 sacerdotes disponíveis para ouvir os participantes, em várias línguas, das 09h30 às 17h30 (menos 1h em Lisboa). Por fim, os adolescentes podem passar a Porta Santa e visitar o túmulo de S. Pedro.

Ainda no sábado, o Estádio Olímpico recebe um evento especial com artistas do mundo da música e do espetáculo, partir das 20h30 com cerca de uma hora e meia.

No domingo de manhã, o Papa Francisco recebe os adolescentes e preside à Eucarística, às 10h00 locais, no Vaticano.

O dia continua por Roma com testemunhos sobre as obras de misericórdia espiritual e corporal em ‘Tendas da Misericórdia’ distribuídas por sete praças no Centro Histórico.

Segundo o Papa, dos 13 aos 16 anos de idade “é um período de mudanças incríveis”, em que tudo parece, “ao mesmo tempo, possível e impossível”, por isso, pede que tenham “coragem de ir contra a corrente” permanecendo “firmes no caminho da fé”.

“Apostai nos grandes ideais, nas coisas grandes. Nós, cristãos, não somos escolhidos pelo Senhor para coisas pequenas; ide sempre mais além, rumo às coisas grandes. Jogai a vida por grandes ideais!”, acrescentou, citando a sua homilia de 28 de abril de 2013.

Na mensagem, Francisco destacou que não podia “esquecer” os que vivem “em contextos de guerra, pobreza extrema, transtorno diário, abandono”.

O Papa começa por explicar que o Ano Santo Extraordinário que a Igreja está a viver é um “tempo de graça, paz, conversão e alegria” que inclui todos.

“Não há fronteiras nem distâncias que possam impedir a misericórdia do Pai de nos alcançar, tornando-se presente no meio de nós”, referiu Francisco.

A edição italiana da Rádio Vaticano informa ainda que durante este jubileu a polícia vai disponibilizar uma caravana perto de Castel Sant’Angelo para treinar os jovens a fazer um uso responsável da Internet e dos meios de comunicação social.

Jubileu dos Adolescentes 2016

(Fotografia de destaque daqui)

Share
Share