O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, anunciou que está a organizar um Fórum Internacional da Juventude que vai realizar-se entre 18 e 22 de junho, em Roma, no contexto do Sínodo dos Bispos sobre os jovens.

“O principal objetivo será acolher os impulsos do Sínodo dos Bispos – «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional» – a nível internacional, especialmente a partir do Documento Final, bem como a partir de um presumível documento pós-sinodal que, até então, o Papa Francisco já terá publicado”.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida informa que vão ser convidados jovens delegados das conferências episcopais e dos principais movimentos e comunidades eclesiais com grande difusão internacional e esperam que alguns jovens auditores possam estar presentes para “transmitir sua experiência, além de contar com a presença de alguns especialistas em pastoral juvenil a nível internacional”.

O principal objetivo será acolher os impulsos do Sínodo a nível internacional, especialmente a partir do Documento Final do Sínodo dos Bispos, bem como a partir de um presumível documento pós-sinodal que, até então, o Santo Padre já terá publicado.

Não podemos perder o entusiasmo nem deixar que o forte impulso do Espírito Santo infunda na Igreja através dos jovens. O Fórum será um espaço de discernimento comunitário.”

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida através do seu estatuto “manifesta especial preocupação da Igreja para os jovens, promovendo o seu papel em meio aos desafios do mundo de hoje. Apoia as iniciativas do Santo Padre no campo da pastoral juvenil e está a serviço das Conferências Episcopais, movimentos e associações juvenis internacionais, promovendo sua colaboração e organizando reuniões em nível internacional.”

Uma das principais atividades do organismo é a preparação das Jornadas Mundiais da Juventude.

Notícia no site do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (italiano)
Fonte: Vatican News 

Documento final do Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens (em português)

Share
Share