Os jovens portugueses vão marcar a presença em vários momentos no Centenário das Aparições em Fátima: Uma presença especial na recitação do terço na noite de 12 de maio, uma vigília na madrugada e participam na apresentação dos dons na missa de sábado.

“Grande é alegria de evangelizar como Maria, primeira peregrina da fé. Ser cristão é este permanente «estar caminho»”, refere o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), o padre Eduardo Novo.

Os jovens portugueses começam por marcar a presença na recitação do Terço na noite desta sexta-feira, na Capelinha das Aparições.

Na vigília de 12 para 13 foram confiados aos jovens dois momentos onde vão testemunhar a “alegria e o entusiasmo de partilhar” o “Evangelho da esperança e da paz”.

Das 03h30 às 04h15 os jovens animam uma celebração Mariana, na Capelinha das Aparições. e das 04h30 às 05h30 a Eucaristia com o tema: «A Virgem Maria, fonte da luz e da vida».

Este sábado, 13 de maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, os jovens vão participar na apresentação dos dons na Missa onde o Papa Francisco vai canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, os dois mais jovens santos não-mártires na história da Igreja Católica.

O padre Eduardo Novo constata que neste momento de graça, “em que também a santidade é apresentada como dom”, muitos jovens portugueses são peregrinos com o Papa Francisco para “a casa da mãe”.

Uma “boa peregrinação” é o desejo do diretor do DNPJ para que todos os jovens possam “louvar Deus, na casa da mãe”, no Santuário de Fátima.

De recordar que Francisco é o quarto pontífice a visitar o Santuário de Fátima e a primeira intervenção, de quatro, é uma oração na capelinha. O programa do Papa é de cerca de 22h40m em Portugal.

O Papa Paulo VI esteve em 1967 para assinalar o cinquentenário das aparições, São João Paulo II passou por Portugal três vezes – 1982, 1991 e 2000 – e o Papa emérito Bento XVI apenas uma em 2010.

Descarregar – Vigília Jovem

Share
Share