ARQUIVAMENTO: Nas férias é importante armazenar e visitar os arquivos com os valores essenciais que alicerçam a nossa existência rumo à felicidade.

BROWSER: É fundamental preencher o tempo livre com programas interessantes e aliciantes, pesquisando, conhecendo e explorando a natureza e o património cultural.

CYBERSPAÇO: É na forma como administramos espontaneamente o nosso tempo que podemos tomar consciência do que somos e do que é importante para nós.

DOWNLOAD: Utilizar bem as horas implica obter e ter acesso a dados e conteúdos lúdicos, recreativos e culturais que nos ajudem a crescer integralmente.

E-MAIL: Nas férias é saudável escrever aos amigos e aos familiares com quem já não estamos há muito tempo e isso aproximamo-nos de forma especial. 

FORMATAÇÃO: O tempo livre é um convite ao silêncio, a olhar para dentro de nós, a encontrar-nos com a nossa consciência e a proceder à reorganização da nossa vida.

GOOGLE: As férias são uma oportunidade para o lazer, o recreio e o descanso e importa procurar ambientes divertidos de praia e campo para cultivar a amizade.

HARDWARE: Temos e somos um corpo, qual máquina que requer manutenção para que tenha saúde e funcione o melhor possível: ‘mens sana in corpore sano’.

INTERNET: As férias são uma viagem fantástica na descoberta de si próprio, dos outros e da vida e é importante conhecer, aprender e explorar o mundo e a história.

JANELAS: É oportuno aproveitar a maior disponibilidade de tempo nas férias para abrir janelas que nos permitam olhar e avaliar o passado e pensar e projetar o futuro.

KEYWORD: Nas férias devíamos treinar mais a utilização de algumas palavras-chave que têm poderes mágicos: ‘obrigado’, ‘desculpa’, ‘com licença, ‘por favor’, ‘gosto de ti’.

LOGIN: Os tempos livres são o momento ideal para parar e marcarmos encontro connosco mesmos, estabelecendo ligações e acedendo ao nosso sistema identitário.

MEMÓRIA: Em tempo de férias, desligar o telemóvel e o computador pode ajudar lembrar-nos mais e melhor dos amigos e família que merecem a nossa visita.

NAVEGAÇÃO: Navegar na web é bom mas ler um livro, acampar, caminhar e conhecer ao vivo monumentos e castelos, aldeias, cidades e países é muito melhor.

ONLINE: É bom dar-se e estar em linha com todos quantos possam precisar de nós, conectados com o altruísmo e disponíveis para a solidariedade e para o voluntariado.

PROGRAMAÇÃO: Deus deu-nos a capacidade e a liberdade para sermos nós a ordenar, pesquisar e editar o nosso tempo e a nossa história para nos realizarmos.

QUITE: É importante discernir o certo e o errado, saber dizer o sim e o não, conseguir distinguir liberdade e libertinagem e ser capaz de sair e finalizar quando é necessário.

REDES SOCIAIS: Uma forma excelente de ocupar o tempo livre é comunicar, dialogar e partilhar o que somos, sentimos e pensamos, cativando e criando laços.

SOFTWARE: A Educação é tudo quanto nos faz ser e estar connosco e com o mundo, dando-nos referências essenciais para funcionarmos adequadamente.

TRÁFEGO: As férias são ocasião de viagens, encontros, convívio e diversão, num trânsito de relações sociais saudáveis e sentimentos que nos façam sorrir.

UPGRADE: Há que investir tempo no exercício físico para que todas as peças do nosso organismo funcionem harmoniosamente e aumentem a sua capacidade.

VIRUS: Nas férias há que prevenir, detetar e eliminar tudo quanto possa destruir-nos e contaminar-nos pois a maldade e o egoísmo reproduzem-se indefinidamente.

WI-FI: Através da oração, podemos conectar-nos com Deus em qualquer lugar e gratuitamente, pois, apesar de nunca ter férias, gosta de nos acompanhar nelas.

XADRÊS: Como férias não são sinónimo de ‘nada’ ou de ‘vazio’, é bom relaxar e divertir-se com jogos e atividades lúdicas que estimulem a ginástica mental.

YES: Dizer ‘SIM’ à Vida e aproveitar o tempo livre para aprender línguas estrangeiras, iniciar-se num instrumento musical ou escrever um diário, é sempre uma boa opção.

ZÉNITE: As férias são o ponto alto do ano para retemperar forças e recarregar baterias, para cantar e dançar e para a alegria e o otimismo estarem no seu auge.

Fonte: Jornal ‘ENTRELINHAS’, Colégio de Lamas, Paulo Costa – http://goo.gl/GJHv9g

Share
Share