A Cáritas Portuguesa está a dinamizar a campanha de Natal «10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz» que convida à solidariedade e a acender uma vela na noite de 24 de dezembro.

“Na noite de Natal coloque uma vela acesa numa janela da sua casa. Com este gesto testemunhará a sua vontade de ajudar a iluminar no mundo! É o nosso apelo para os 10 milhões de portugueses, como expressão do desejo e compromisso efetivos de semear a Paz no Mundo”, apela o presidente da Cáritas, Eugénio Fonseca.

A instituição destaca que com esta iniciativa apresenta-se como um sinal para a vivência do Natal, “momento privilegiado de encontro entre as pessoas”: “A vela acesa propõe-se espalhar a Luz do Natal. Ela é esperança e despertadora de consciências!”

Uma vela tem um custo associado de 1€, podem ser comprados packs de 4 velas, nas Cáritas diocesanas, em escolas e paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce.

Do valor angariado 65% é para apoiar a ação das Cáritas nas dioceses portuguesas, “no seu trabalho de apoio às pessoas necessitadas”.

Os outros 35% para um projeto internacional: Em 2018 destina-se à Cáritas da Venezuela através do projeto «Nutrir com Esperança» que tem como objetivo garantir o acesso à saúde e apoio nutricional a crianças até aos 5 anos e mulheres em situação de gravidez de risco.

A campanha solidária de Natal começou no 2.º Dia Mundial dos Pobres, celebrado a 18 de novembro, e que foi instituído pelo Papa Francisco.

A rede nacional Cáritas é composta por 20 Cáritas diocesanas, que contam com o empenho de 1241 colaboradores profissionais e mais de 370 voluntários regulares.

Share
Share