O diretor do Departamento Nacional da Pastoral juvenil é o coordenador da operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, edição 2016.

Esta campanha da Cáritas Portuguesa tem objetivos solidários e o desejo que os portugueses partilhem “um compromisso com a Paz no Mundo”.

Na primeira reunião do departamento nacional com os Secretariados Diocesanos de Pastoral Juvenil, a 5 e 6 de dezembro, o diretor do DNPJ, o padre Eduardo Novo, incentivou-os a desafiarem os jovens a serem voluntários e envolverem-se nesta campanha.

“Por acontecimentos recentes a nível mundial parece que o mundo está toldado numa escuridão que cria algum desânimo em cada um de nós. Para que se quebre essa escuridão é preciso acender uma estrela nessa noite linda, de paz, que é a noite de Natal”, explica o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca.

O site desta campanha de Natal informa que quem aceitar e assumir este compromisso de juntar-se à Cáritas, “participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis”, pode adquirir uma vela pelo valor simbólico de 1€, que vai ajudar a “apoiar pessoas e famílias em situação de pobreza”.

Esta operação anual começou dia 23 de novembro e termina em janeiro de 2016, 65% do valor angariado destina-se a quem é apoiado pela rede Cáritas em Portugal e os restantes 35% são para “dar resposta a necessidades de vítimas dos conflitos no Médio Oriente”, mais concretamente para a Cáritas do Líbano.

Para participar é necessário adquirir uma vela, por um euro, ou um pack de quatro velas, por quatro euros e podem ser compradas nas Cáritas Diocesanas, escolas e paróquias que aderiram, algumas empresas bem como uma cadeia de supermercados.

“[Na noite de 24 de dezembro] Coloque a sua vela na janela da sua casa, sabendo que está a dar um sinal aos seus concidadãos que quer a paz para o mundo, mas que já está a trabalhar por ela, através deste gesto solidário”, incentiva ainda Eugénio Fonseca.

A Cáritas Portuguesa informou que o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), o padre Eduardo Novo, como coordenador desta campanha apresentou as dinâmicas previstas para a Operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz’ de 2015.

“Nomeadamente um maior envolvimento de jovens na dinamização de atividades”, acrescenta o comunicado das conclusões do Conselho Gera, realizado a 21 e 22 de novembro, enviado ao DNPJ.

A celebração da Luz da Paz desta campanha solidária foi levada pelas 20 Cáritas Diocesanas para as Igrejas locais depois de uma Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, a 22 de novembro.

A operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz’ surgiu em Annecy, na França, em 1984; em 2002 esta iniciativa começa o seu percurso pelo mundo e um ano depois a Cáritas Portuguesa também adere a este gesto de “construção de paz e de solidariedade”.

“O principal propósito é desde sempre a consciencialização de toda a população para a importância dos valores da Justiça, da Solidariedade e da Paz”, destaca.

(Fotografias e imagens Cáritas Portuguesa)

Share
Share