Comunidade de Sant´Egídio – Portugal

Um dos grandes problemas do mundo de hoje é a incapacidade que desenvolvemos para compreender o outro. Talvez por força do hábito, da sociedade e da falta de tempo ou por nunca termos refletido sobre o assunto, quando conhecemos alguém a tendência é focarmo-nos nas diferenças entre nós e o outro. O Ano Internacional pelo Entendimento Global vem realçar a importância de encontrar pontos em comum, para criar um entendimento que se traduza em ações concretas e significativas.

Na perspetiva da Comunidade de Sant´Egídio, a escuta e o diálogo são pontos de partida para a construção de relações interpessoais, entre países e entre religiões, e, para a eliminação do medo contra quem é diferente de nós. Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant´Egídio, disse que para alcançar a paz no mundo era essencial começarmos a procurar mais o que une e menos o que separa. Esta procura deve começar com uma mudança no coração que se traduza em mudanças no nosso dia-a-dia. Esta transformação interior torna-nos mais sensíveis às injustiças do mundo e leva-nos a querer desenvolver e apoiar iniciativas para ajudar o próximo.

No nosso mundo, procura-se sobretudo o interesse pessoal, ou o interesse de um grupo, de uma família, ou de uma etnia, e somos incentivados a viver para nós mesmos e a ideia de bem comum está pouco desenvolvida. Por isso é preciso incluir nas nossas vidas um discurso de paz e humanismo, são necessárias iniciativas que proponham uma filosofia contrária à lógica do mundo que nos diz “Salva-te a ti mesmo!”.

Damos como exemplo a crise dos refugiados, é preocupante a forma como as instituições internacionais e os países individualmente estão a enfrentá-la! Não é aceitável fecharmo-nos nas nossas vidas, longe da guerra, enquanto milhares estão a bater e gritar diante das nossas portas fechadas. A verdade é que, apesar de muitos esforços, tem prevalecido uma política dos muros e do medo, tem-se levado muito tempo a dar resposta e soluções para o problema são adiadas. Discutimos o que fazer com algumas pessoas a serem recolocadas de um país para outro, enquanto muitas outras continuam a morrer a tentar chegar à Europa. Para dar uma resposta concreta ao problema dos refugiados a Comunidade de Sant’Egídio juntamente com a Federação das Igrejas Evangélicas e as Igrejas Valdenses e Metodistas, foi alcançado um acordo com o Estado italiano para a criação de corredores humanitários para a Europa. Os corredores humanitários ajudam os refugiados a sair da guerra e a chegar à Europa, em segurança, de uma forma mais organizada, proporcionando-lhes uma boa integração logo à chegada. Esta ideia nasceu do facto de sentirmos que não podemos ficar indiferentes enquanto pessoas morrem a tentar salvar a vida. Os corredores já permitiram a chegada a Itália de 500 refugiados sírios do Líbano e mais sinergias como estas são possíveis e essenciais!

30.º Encontro inter-religioso pela paz em Assis
Papa Francisco; patriarca ecuménico de Constantinopla; arcebispo de Cantuária; patriarca siro-ortodoxo de Antioquia e representantes das religiões judaica, muçulmana e budista

Relembramos também a importância do diálogo inter-religioso como ferramenta essencial para a paz. Muitas ideologias exploram as religiões para o apoio à violência, mas na génese de cada religião está a paz. No encontro internacional de Oração pela Paz e diálogo inter-religioso, organizado anualmente por Sant´Egídio, o Papa Francisco disse “Diversas são as nossas tradições religiosas. Mas, para nós, a diferença não é motivo de conflito, de polémica ou de frio distanciamento”, realçando a importância de nos juntarmos para procurar soluções de paz para o mundo. Cristãos, Muçulmanos, Judeus, Hindus juntos na grande família humana.

A unidade da família humana é o sonho de Deus e a condição para fazer parte sonho consiste em transformar a nossa vida diariamente. Trata-se de deixar os caminhos, confortáveis e enganadores do mundo e dar a conhecer esta forma de viver, dar a conhecer o amor de Deus a quem não o conhece, a quem nunca amou e a quem nunca foi amado. O crente que vive inspirando-se no amor, torna-se fermento de um novo mundo, não se cansam de aceitar desafios e quebrar barreiras em nome do Amor de Deus.

Comunidade de Sant´Egídio – Portugal

(Foto de destaque: Família Al Hourani, uma das primeiras da Síria a chegar a Itália com os corredores humanitários de Sane´Egídio)

Share
Share