O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), os secretariados diocesanos e os movimentos juvenis vão começar o ano de 2018 com a realização de um conselho, esta sexta-feira, 5 de janeiro, e no dia seguinte as jornadas nacionais de formação, tudo na Casa São Nuno, em Fátima.
Conselho Nacional da Pastoral Juvenil
“É através do caminho da comunhão e da cooperação, que a Pastoral Juvenil pretende tornar-se presente na nossa realidade eclesial em Portugal”, escreveu o diretor do DNPJ, o padre Filipe Diniz, na convocatória para o Conselho Nacional da Pastoral Juvenil.
O encontro que reúne responsáveis da pastoral juvenil nas dioceses e nos movimentos começa, às 21h30, no Hotel Casa São Nuno, em Fátima.
Com a presidência de D. Joaquim Mendes, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, da agenda do conselho destacam-se pontos como apresentação do novo diretor do DNPJ, nomeado a 16 de novembro de 2017, ressonâncias do inquérito aos jovens, realizado no âmbito do Sínodo dos Bispos 2018.
O Conselho Nacional da Pastoral Juvenil vai ser oportunidade também para partilhar datas e informações sobre as próximas atividades nacionais – Fátima Jovem e Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, que está a ser repensado -, bem como datas e informações da Jornada Mundial da Juventude 2019, entre 22 a 27 de janeiro, no Panamá.
VI Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil
No dia seguinte, 6 de janeiro, o DNPJ promove as sextas jornadas de formação do setor para responsáveis e agentes diocesanos de todo o país, também no Hotel Casa São Nuno.
Com o tema «Pastoral Juvenil e a Família» a formação vai ser dividida em dois módulos – “acompanhamento” e “Pastoral Juvenil e a Família”.
O orador convidado é o Salesiano Santi Domínguez Fernández, o coordenador nacional dos Centros Juvenis Salesianos de Espanha, e o encontro realiza-se entre as 09h00 e as 18h30.
As Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil são destinadas às equipas diocesanas dos secretariados juvenis, responsáveis de movimentos juvenis e outros responsáveis juvenis.