Dentro de um ano a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá já acabou. O encontro mundial de jovens realiza-se entre 22 a 27 de janeiro de 2019. Sete é o número perfeito e que um ano antes leva-nos a caminhar até à América Latina.

Tema

Desde a Jornada Mundial da Juventude 2016, em Cracóvia, que o Papa Francisco envolveu os jovens na temática mariana que guia à JMJ 2019.

Este ano as jornadas da juventude nas dioceses é «Não temas, Maria, porque encontrastes graça diante de Deus» e em 2019 o encontro mundial de jovens é vivido com o tema «Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra».

A 32.ª Jornada Mundial da Juventude em 2017 foi vivida sob o tema «O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas» (Lc 1,49)

Logótipo

O logotipo da JMJ 2019 é composto por cinco elementos que fazem referência ao país da América Latina e ao maior encontro mundial de jovens.

Os elementos do logo são: Canal do Panamá, a forma, a “silhueta”, do país, a cruz peregrina, a silhueta da Virgem Maria e a uma Coroa que representa os cinco continentes.

Hino

«Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra», é o título do hino do encontro mundial de jovens 2019.

O Comité Organizador Local está a coordenar as traduções oficiais do hino do encontro nas quatro línguas oficiais – italiano, inglês, francês e português – e quer que sejam apresentadas no início deste ano.

Atos Centrais

A Arquidiocese do Panamá anunciou que «Cinta Costera Uno» é o local que vai acolher os Atos Centrais da JMJ 2019, entre 22 e 27 de janeiro, na capital do país.

“Capacidade de acomodar os peregrinos durante os Atos Centrais; número apropriado de pontos de acesso; gerenciamento de emergência e gestão de residentes” foram os “principais aspetos” na decisão na análise preliminar.

Local dos Atos Centrais – JMJ Panamá 2019

A “Cinta Costera Uno” vai sediar os Atos Centrais da Jornada Mundial da Juventude #Panama2019! Já estamos imaginando como será lindo viver os grandes momentos da JMJ neste cenário incrível! Quer saber mais? Leia a nota de imprensa aqui: http://bit.ly/AtosCentraisJMJ

Publicado por Jornada Mundial da Juventude em Segunda-feira, 24 de Julho de 2017

Site

O site oficial da JMJ Panamá foi apresentado o ano passado, a 31 de julho – www.panama2019.pa – e está disponível em 5 línguas: Português, espanhol, francês, italiano e inglês.

“É uma plataforma a nível mundial que vai permitir interagir não só com os milhares de jovens que virão ao Panamá, mas também com aqueles jovens que não terão a oportunidade”, disse o arcebispo do Panamá, D. José Domingo Ulloa, ao jornal ‘La Prensa’.

O mundo no Panamá

O Comité Organizador Local já divulgou que está a preparar-se para receber «cerca de 375 mil peregrinos nacionais e internacionais registados».

A organização informa ainda que para os que não vão participar como peregrinos inscritos vão ter disponíveis “espaços complementares dentro e fora” de «Cinta Costera Uno», que vai acolher os Atos Centrais, para que “também possam participar”.

Oração Oficial

Padre Misericordioso, Tu nos chamas a viver nossa vida como um caminho de salvação: Ajuda-nos a contemplar o passado com gratidão, a assumir o presente com coragem, a construir o futuro com esperança. Senhor Jesus, amigo e irmão, obrigado porque nos olhas com amor; faz que escutemos tua voz, que ressoa no coração de cada um com a força e a luz do Espírito Santo. Concede-nos a graça de ser Igreja em saída, anunciando com fé viva e com rosto jovem a alegria do Evangelho, para trabalhar na construção da sociedade mais justa e fraterna que sonhamos.

Te pedimos pelo Papa e pelos bispos, pelos jovens e por todos aqueles que participarão da próxima Jornada Mundial da Juventude no Panamá, e pelos os que se preparam para acolhê-los. Santa Maria la Antigua, Padroeira do Panamá, faz com que possamos orar e viver com a mesma generosidade que tiveste:”Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Amém.

 

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa São João Paulo II, depois do sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Cada Jornada Mundial da Juventude realiza-se, anualmente, a nível diocesano no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos numa grande cidade: em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha); Rio de Janeiro (Brasil), em 2013; e Cracóvia (Polónia), em 2016.

Share
Share