“JMJ Cracóvia 2016 no ano jubilar da Misericórdia: jubileu dos jovens”
(Comunicado reunião Secretariados Diocesanos Pastoral Juvenil, dezembro 2015)

O Ano Pastoral 2015/2016 centra-se na preparação e participação nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), em Cracóvia, Polónia, para onde vão rumar mais de 5 mil jovens portugueses ao encontro de outros jovens de todos os continentes e do Papa Francisco, entre 26 e 31 de julho de 2016.

Este número foi adiantado na reunião dos Secretariados Diocesanos da Pastoral Juvenil nos dias 4 (a partir das 21h30) e 5 de dezembro, na Casa S. Nuno, em Fátima.

Desta reunião destacam-se as novidades que o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), o padre Eduardo Novo, apresentou, vindo do segundo Encontro Internacional Preparatório da JMJ’16 que se realizou em Wadowice, entre 26 a 28 novembro, a cidade natal do Papa S. João Paulo II.

O diretor do DNPJ estreitou contactos com a Embaixada Portuguesa na Polónia que vai ter uma linha direta de apoio para os nossos jovens. Será feito também o contacto com as embaixadas dos diferentes países onde vão passar os autocarros portugueses para qualquer necessidade, com a ajuda da embaixada na Polónia e/ou do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Nesta reunião foram partilhados aspetos logísticos e esclarecidas dúvidas sobre as inscrições nas JMJ. Existem 500 paróquias para acolher os peregrinos e alerta-se que os Cartões de Cidadão/Bilhetes de Identidade estejam atualizados, levem cartão europeu de seguro de saúde.

No Dia Internacional do Voluntariado (05/12) foi avançada a informação que existem 20 portugueses inscritos no voluntariado a curto prazo, que vão ter uma semana de formação antes da JMJ. Existe ainda a modalidade de voluntariado a longo prazo.

Toda a Polónia prepara-se para ser o “Campus acolhedor”, deste modo as 41 dioceses adoptaram nomes bíblicos para uma identificação mais fácil no acolhimento dos peregrinos, nos dias que precedem a JMJ. A Jornada propriamente dita decorrerá em Cracóvia, os actos centrais decorrerão nos prados desta cidade e está ser criado o “Campus Misericordiae”, um espaço físico que acolhe os atos finais – a vigília e missa de envio – a 19 Km a sul de Cracóvia, um espaço novo relvado que está em construção.

O padre Eduardo Novo convidou os secretariados a “sonhar” com um grande encontro dos jovens portugueses na JMJ e há a possibilidade de participarem também as comunidades de língua oficial portuguesa. A proposta é um momento de partilha, um dia em que se pretende celebrar o encontro de povos e culturas, o convívio e a festa da vida e da Fé, na promoção do diálogo interinstitucional e geracional.

Em Portugal, ao longo deste ano até à JMJ, o DNPJ vai disponibilizar subsídios (catequeses) de preparação que são enviadas aos secretariados e partilhadas no seu sítio online; a cruz da juventude que S. João Paulo II entregou ao continente europeu está a percorrer as 20 dioceses portuguesas e já se encontra na Diocese do Algarve.

Os responsáveis e representantes de Secretariados Diocesanos da Pastoral Juvenil (13 presentes em 20) partilharam as principais atividades e iniciativas deste ano pastoral onde se destacam encontros e formações direcionadas para a JMJ.

Fator de destaque são também as diversas parcerias formativas interdiocesanas, bem como, de viagem rumo às jornadas mundiais em Cracóvia.

A nível nacional e no contexto da operação “10 Milhões de Estrelas – um gesto pela Paz”, da Cáritas Portuguesa, que este ano tem como coordenador o padre Eduardo Novo, foi incentivado o diálogo institucional com a Cáritas. Pediu-se voluntários para as Cáritas diocesanas nesta campanha de Natal.

Desta forma, incentiva-se os jovens a estabelecerem pontes como no Encontro Nacional de Agentes Sócio Pastorais das Migrações, a 16 e 17 de janeiro 2016, este ano na Diocese de Bragança-Miranda.

A reunião dos Secretariados Diocesanos de Pastoral Juvenil foi também uma oportunidade para uma ressonância das últimas atividades: IV Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil (26 e 27 setembro) e o Fórum Ecuménico Jovem (FEJ), que este ano reuniu os vários movimentos juvenis das Igrejas Cristãs em Portugal, a 7 de novembro, na Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

No âmbito do ecumenismo, os secretariados foram incentivados a desafiar os jovens a rezar pela Unidade dos Cristãos, na semana dedicada a esta celebração em janeiro 2017.

O bispo D. Joaquim Mendes, vogal da Comissão Episcopal do Laicado e Família, que acompanha o DNPJ, não pôde estar presente neste reunião mas enviou uma mensagem onde incentivou à reflexão sobre as interpelações que o Papa Francisco (aos bispos na visita Ad Limina de 7 de setembro) e “ver juntos o que fazer e como fazer”.

Em ano de JMJ o prelado pediu que se proporcione aos jovens uma “experiência forte de encontro” com Cristo, com o Papa Francisco, com os outros jovens: “Uma experiência eclesial que abra horizontes de esperança para nós e para eles, pois caminhamos juntos.”

O também bispo auxiliar de Lisboa sugeriu umas Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil para se refletir sobre o caminho a percorrer “para responder às questões e aos desafios da pastoral juvenil hoje e em Portugal”, com a participação da Pastoral do Ensino Superior e o Corpo Nacional de Escutas, em 2017.

Departamento Nacional da Pastoral Juvenil
Setor da Comunicação
06 dezembro 2015

Share
Share