“Neste mês de maio, rezemos o rosário, em particular pela paz. Recomendo-vos: rezemos o rosário pela paz, como Nossa Senhora pediu em Fátima, onde me vou deslocar em peregrinação dentro de poucos dias, por ocasião do centenário da primeira aparição”, disse o Papa Francisco hoje na oração pascal do ‘Regina Coeli’, na Praça de São Pedro. (Santa Sé)

De recordar que o Papa Francisco chega a Portugal, Base aérea de Monte Real, na próxima sexta-feira, pelas 16h20. São três celebrações na Cova da Iria, vai presidir à canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, e ter encontros privados com autoridades políticas e bispos católicos.

Os jovens portugueses vão assistir e participar no Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima nos dias 12 e 13 de maio.

Regina Coeli (informação)

A oração da antífona do Regina Coeli foi estabelecida pelo Papa Bento XIV, em 1742, e substitui durante o tempo pascal, da celebração da ressurreição até ao dia de Pentecostes, a oração do Ângelus cuja meditação central é o mistério da Encarnação.

Da mesma forma o Ângelus, o Regina Coeli é rezado três vezes ao dia: Amanhecer, meio dia e ao entardecer como forma de consagrar o dia a Deus e à Virgem Maria. Não se conhece o autor desta composição litúrgica que remonta ao século XII e era repetido pelos Frades Menores Franciscanos depois das completas na primeira metade do século seguinte popularizando-a e difundindo-a por todo mundo cristão.

V. Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia!
R. Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso ventre, Aleluia!
V. Ressuscitou como disse, Aleluia!
R. Rogai por nós a Deus, Aleluia!
V. Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, Aleluia!
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

Oremos: Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei-nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém. (Três vezes).
(Em ACIDIGITAL)

Share
Share