O Papa pediu hoje aos fiéis que rezem a oração do Terço “todos os dias” durante o mês mariano de outubro.

“E, assim, juntarem-se em comunhão e de penitência, como povo de Deus, pedindo a Santa Mãe de Deus e Arcanjo Miguel para proteger a Igreja do diabo, que sempre procura nos dividir de Deus e uns dos outros”, lê-se no comunicado publicado hoje na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Francisco pediu que a recitação do Terço termine com a mais antiga invocação à Santa Mãe de Deus “Sub tuum praesidium” (“Sob a vossa proteção”):

«À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita!»

«Sub tuum praesídium confúgimus,
sancta Dei Génetrix;
nostras deprecatiónes ne despícias in necessitátibus,
sed a perículis cunctis líbera nos semper,
Virgo gloriósa et benedícta»

A Santa Sé explica que com este pedido de intercessão, o Papa pede aos fiéis de todo o mundo que rezem “para que a Santa Mãe de Deus coloque a Igreja sob o seu manto protetor”.

“Para a preservar [Igreja] dos ataques do maligno, o grande acusador, e torna-la, ao mesmo tempo, cada vez mais consciente das falhas, dos erros, dos abusos cometidos no presente e no passado e empenhada em combater sem qualquer hesitação para que o mal não prevaleça”, acrescenta o comunicado.

O pontífice pede também aos fiéis que o Terço durante o mês de outubro termine com a oração a São Miguel, escrita pelo Papa Leão XIII, que “protege e ajuda na luta contra o mal” (Apocalipse 12, 7-12):

«São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demónio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós príncipe da milícia celeste, pelo Divino Poder, precipitai ao inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas».

“Sancte Míchael Archángele, defénde nos in próelio;
contra nequítiam et insídias diáboli esto praesídium.
Imperet illi Deus, súpplices deprecámur,
tuque, Prínceps milítiae caeléstis,
Sátanam aliósque spíritus malígnos,
qui ad perditiónem animárum pervagántur in mundo,
divína virtúte, in inférnum detrúde. Amen”.

Share
Share