Estas e outras interrogações nascem no coração de muitos. No centro da resposta cristã, está um convite: “Permanecei em Mim”. Um convite lançado a todos, independentemente da sua pertença a esta ou aquela tradição eclesial, a esta ou aquela Igreja. Um convite feito pelo próprio Cristo, que ouvimos de novo, como os discípulos na Última Ceia. Um convite que chama a um regresso ao essencial, ao mais importante: estar com Cristo, viver em Cristo, permanecer n’Ele.

O caminho ecuménico baseia-se precisamente na certeza de que a reconciliação entre os cristãos é possível se cada um de nós, as nossas comunidades e Igrejas, aceitarem aproximar-se de Cristo. Assim nos aproximaremos também uns dos outros, descobrindo o muito que já nos une e o muito que já podemos fazer em conjunto. E este testemunho de reconciliação, de diálogo, de partilha do essencial, de comunhão mesmo na diferença e de acolhimento da diversidade como uma riqueza, não será hoje fundamental?

Ao longo dos já 15 anos em que o FEJ percorreu muitas das dioceses do país, congregando milhares de jovens das várias Igrejas cristãs empenhadas neste caminho ecuménico, fomos percebendo como são precisamente os jovens quem, quase intuitivamente e com entusiasmo, melhor percebem e acolhem este desafio. Ninguém deixa a sua identidade própria, o seu caminho, a sua tradição. Mas aprendemos a abrir em nós e na nossa vida, espaços novos de acolhimento e de comunhão. Percebemos como as procuras dos outros são também as nossas procuras, as suas interrogações semelhantes às nossas. E que todos aceitamos procurar na mesma pessoa, em Cristo, a luz que permite discernir o caminho a seguir.

Porque não deixar-se desafiar por este convite, e descobrir, com outros jovens, o muito que já nos une neste caminho que todos procuramos fazer, juntos, com Jesus?

O ponto de encontro: o Seminário Diocesano de Lamego, no dia 9 de Novembro. A trazer, apenas algo para partilhar para o almoço e vontade de encontrar-se com outros jovens. O resto será fruto do que cada um estiver disposto a dar e a receber…

João Luís Inglês Fontes
(Grupo Ecuménico Juvenil)

Share
Share