A Igreja Católica em Portugal celebra a Semana da Vida 2020 com o tema «A fragilidade humaniza a vida», onde a pandemia do coronavírus Covid-19 não é esquecida, de 10 a 17 de maio.

“Re-conhecer e aceitar a própria fragilidade e cuidar das fragilidades em que ela se manifesta torna a pessoa mais humana, é condição indispensável de humanização pessoal”, assinala a Comissão Episcopal do Laicado e Família.

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar que preparou a vivência desta semana explica que conhecer e aceitar a fragilidade do outro, “suportar, acolher e perdoar as suas consequências e cuidar das fragilidades em que ela se manifesta, ajuda o outro a ser mais humano e humaniza as relações, que se tornam fonte de humanização. Isto é particularmente relevante para a vida das famílias”.

«Cuidar dos mais frágeis humaniza-os, humaniza aquele que cuida e humaniza a sociedade.»

No guião, lê-se que a Igreja é chamada a “reconhecer e cuidar das suas próprias fragilidades” e a ser, na sociedade, “sacramento de salvação para o mistério da fragilidade humana” desenvolvendo processos de proximidade junto das pessoas e grupos que mais fragilidade(s) experimentam.

A pandemia do coronavírus Covid-19 também é lembrada nas palavras do Papa Francisco e nas meditações do Terço:

“São tantos que, não se ficando apenas por lamentos emocionados como as mulheres de Jerusalém, se entregam compadecidamente a cuidar dos outros, nos hospitais e centros de saúde, nos lares ou nas casas de solidão dos idosos, profissionais ou voluntários; tantos também nas suas próprias casas com os familiares; tanta gente que cuida, tanta história da salvação, tanta redenção em curso: porque, quem cuida, salva.

A Semana da Vida assinala-se, habitualmente, na semana do Dia Internacional da Família (15 de Maio), do domingo anterior ao domingo seguinte. Este ano, no 15 de maio, realiza-se uma vigília de oração online, entre as 21h00 horas e as 21h30 horas, com todas as dioceses ligadas à mesma plataforma.

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar salienta que a oração, “e de modo muito concreto a oração com Maria”, é o melhor caminho para “chegar a essa consciência da fragilidade e da preciosidade” de cada um e propõe a Oração do Rosário, “que seja na família e em família que se faça esta oração”, e uma oração pela vida a Nossa Senhora.

Os bispos portugueses instituíram a Semana da Vida, na terceira semana de Maio, no Ano Internacional da Família de 1994.

Todos os subsídios para a Semana da Vida 2020 (Guião Semana da Vida) estão no site leigos.pt

Share
Share