O local onde nascemos e vivemos em muito nos define. A Planície alentejana chama-nos à contemplação e ao mistério. Rasga-nos horizontes e é o local onde a “terra toca o céu”.
Nesta e noutras peregrinações a Fátima, tenho percebido a genuína fé do povo e dos jovens alentejanos e o seu misticismo.
Neste Fátima Jovem, em especial, foram 2 dias de intenso calor e profunda vivência espiritual. Desde a caminhada a pé do Santuário de Nossa Senhora da Ortiga até ao Santuário de Fátima, até à preparação da Vigília de Oração na (Basílica) Santíssima Trindade, com cânticos a vozes e coreografias cheias de arte e beleza, em tudo quisemos deixar transparecer o tema deste ano: “Bem-aventurados no amor de Deus pelo mundo”.
As palavras de D. Ilídio, Bispo de Viseu, na homilia de domingo, acerca dos discípulos de Emaús vêm de encontro a estes testemunhos (ver caixas): “As experiências dos outros não lhes serviam de nada. Faltava a experiência do coração. Porém, como foi bem-sucedida esta peregrinação, descrita no Evangelho de hoje! O Senhor Jesus fez-se companheiro de viagem destes dois peregrinos e eles ultrapassaram, com êxito, todos os medos, tristezas e descrenças! Este facto pode ser luz e referência para o nosso estar Fátima hoje e para os nossos encontros e actividades de grupo ou vida de família, quando partilhamos o que nos vai na alma.
Com Jesus, somos chamados a ser bem-aventurados no amor de Deus pelo mundo… Ele, caminhando junto a nós, tantas vezes de forma inesperada e sem Se dar a conhecer, explica-nos as Escrituras, e faz-nos descobrir as razões para o caminho que, muitas vezes – e depois do encontro – pode mudar de sentido…”
Irmã Natália Costa
Pastoral Juvenil da Diocese de Beja
Filipa Nascimento
Patrícia Rodrigues