A JOC – Juventude Operária Católica atenta “às preocupações da vida dos jovens” percebeu que a “pressão” na escola e no emprego é “uma situação que afeta negativamente” a sua vida.

“Já sentiste que alguém ao teu lado está sempre sob pressão e começa a ficar sem bateria? Tu própria(o) já sentiste isso? Já te disseram que ‘isso faz parte da vida’?”, foram perguntas que motivaram o movimento católico.

Na informação enviada ao Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, a JOC explica que dinamizou uma ação nacional onde procurou conhecer “os rostos” dos dados estatísticos que “nem sempre são ilustrativos da realidade”, através da metodologia da Revisão de Vida – Ver, Julgar e Agir.

Neste contexto, divulga as conclusões da Etapa do VER onde “pôs mãos à obra” e foi para a rua conhecer casos concretos que “espelhassem a pressão na escola e no trabalho” com a realização de inquéritos.

Para além dos inquéritos foram organizados debates, a Juventude Operária Católica fez descobertas, denuncias e novas perguntas que partilhou no Facebook.

A partir de agora a JOC começa a ‘Etapa do Julgar’, até fevereiro de 2018: “Nós, jocistas, sentimos a necessidade de olhar esta realidade à Luz do Evangelho, contraponto este ver com as atitudes e valores de Jesus Cristo. O que nos tem Ele a dizer sobre isto?”

Share
Share