O Corpo Nacional de Escutas (CNE) informa que o seu acampamento nacional 2017 (ACANAC) vai ser o “maior de sempre” com “mais de 21 mil escuteiros” reunidos a partir de amanhã, 31 de julho, até 6 de agosto, em Idanha-a-Nova.
«Abraça o Futuro» é o lema do 23.º acampamento nacional do CNE que vai reunir mais de 21 mil escuteiros “em defesa da casa comum”, inspirados na Encíclica do Papa Francisco «Laudato Si».
A cerimónia oficial de abertura de campo é esta segunda-feira, a partir das 21h30.
Os participantes vão receber a imagem peregrina da Virgem de Fátima que “pela primeira vez” vai ao encontro dos escuteiros num ACANAC. No final do evento a imagem regressa à Cova da Iria mas o Santuário de Fátima ofereceu uma imagem que vai ficar em permanência na capela do Campo Nacional de Atividades Escutistas.
No primeiro dia de acampamento nacional os escuteiros vão receber também a visita do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e dos secretários de Estado da Educação e da Juventude e Desporto, João Costa João Paulo Rebelo, respetivamente, entre outras personalidades da política e da religião.
De destacar no programa a tertúlia entre o secretário de Estado da Educação, João Costa, e o presidente do Comité Mundial do Movimento Escutista, o português João Armando Gonçalves, pelas 21h30 de 3 de agosto.
O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, D. Joaquim Mendes, vai estar em permanência no acampamento nacional do CNE e acompanhar as atividades dos escuteiros.
No sábado, dia 5 de agosto, penúltimo dia de acampamento nacional, é o Dia de Eucaristia com quatro celebrações, uma por cada secção, e a partir das 22h00 é a festa de encerramento.
Workshops, jogos escutistas, missões em campo e nas redondezas – vilas e aldeias, são oportunidades para os escuteiros aprenderem o que é sustentabilidade, gestão de recursos, proteção, envolvidos em alegria e felicidade.
O CNE realça que o seu 23.º acampamento nacional mobiliza para além de Portugal escuteiros de mais nove países.
O próximo ACANAC vai celebrar 100 anos dos escuteiros católicos em Portugal e o Corpo Nacional de Escutas recorda que a primeira edição do seu acampamento nacional realizou-se em 1926, em Aljubarrota, e teve a duração de 9 dias.
O ACANAC 2017 em números:
21.500 participantes;
3.800 adultos voluntários;
4.000 tendas;
32.000 estacas;
185 estrangeiros vindos de 9 países;
400 autocarros fazem transporte de todo o país para Idanha-a-Nova;
80 autocarros com transferes permanentes;
320 canoas;
5.000 coletes de salvação;
2 supermercados de 600m2;
2 restaurantes com serviço para 3.000 e 3.500 pessoas diariamente;
1 arena para 25.000 pessoas;
300 workshops;
Quilómetros de sisal e toneladas de madeira para a realização de construções.