O Advento é tempo de Encontro, é um tempo favorável para a redescoberta da esperança.

Durante o Advento Jesus vem despertar as nossas capacidades de amor, de confiança em Deus, de bondade, de solidariedade e de oração que estavam adormecidas no fundo de cada um de nós! Ele vem despertar em nós o amor a Deus e o amor ao outro, vem despertar em nós a alegria de sermos amados por Deus. Com esta confiança seremos capazes de nos encontrar, de construir agora, o nosso presente e olharmos para o futuro com olhos de esperança, com os olhos de Deus!

A palavra “advento” (do latim adventus) significa “vinda” ou “chegada”.

Os romanos acreditavam que, uma vez por ano, as divindades vinham ao templo que lhes era dedicado; o termo “advento” servia para designar esse acontecimento. Mas o termo era usado igualmente para designar a visita do imperador a uma cidade. Compreende-se, pois, que na linguagem cristã a palavra tivesse sido adotada para referir a “vinda de Cristo, o Senhor”.

O tempo do Advento é, assim, o tempo de preparação da vinda do Senhor, vinda na Encarnação (Natal).

Estas considerações estiveram na origem do tempo do Advento. Esta celebração festiva do mistério da Encarnação exige um tempo de preparação, que nos disponha a vivê-lo convenientemente, encontrando-nos…

Maria marca o tempo de Advento. Após o seu “fiat voluntas tua”, percebe que o seu caminho se torna serviço e generosidade para com quem dela necessita nesse momento, e prepara o nascimento de seu Filho. Parte para ser a “bem-aventurada”, na saudação sem precedentes da sua prima Isabel. Bendita tu, entre todas as mulheres. Porque “donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor”?

A presença de Jesus de que Maria é portadora, habita-nos, e chega até nós sempre de uma forma nova e surpreendente! Tantas ‘visitações’ e ‘saudações’ tocam a nossa vida para nos recordarmos que Jesus é Salvação, é Vida, é Amor! Tantas mediações cruzam a nossa vida! E nós, por vezes apressados, distraídos…não O reconhecemos, não O acolhemos!

Neste tempo de Advento sejamos apressados, como Maria! Coloquemo-nos a caminho,  a comunicar as palavras de vida que nos “são ditas da parte do Senhor”. Sejamos portadores da certeza de um Amor infinito e da esperança que nos enche de alegria e confiança.

Vamos apressadamente! Seja Maria, Mãe do Deus que vem, a caminhar connosco neste Tempo de Advento, o nosso guia…

Share
Share