O Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loiola (CREU-IL), no Porto, dinamiza o encontro ‘Às 8 e 10 God talks – Agarrar o presente. Decidir o futuro’, este domingo, 21 de maio, a partir das 20h10.
Os oito oradores foram convidados para falar durante 10 minutos cada para os jovens que aderirem ao ‘God Talks’ que conta com a intervenção de sacerdotes da Companhia de Jesus (Jesuítas).
O padre Pedro Cameira, um dos responsáveis pelo CREU-IL, dá início ao encontro com o tema ‘Descomplicar Deus – Questões para crentes e não crentes’, a partir das 20h10, anuncia o cartaz do evento.
O encontro deste domingo quer dar a palavra “aos protagonistas a partir da fé”. A partir do tema ‘Agarrar o presente. Decidir o Futuro’, pretende-se refletir abordagens sobre o modo como “os jovens vivem a própria juventude”.
Estão convidados a assistir pré-universitários, universitários, Geração Kapa e jovens profissionais. A inscrição é obrigatória e os 3€ incluem o jantar.
Às 20h20, a reflexão continua com a enfermeira Teresinha Folhadela sobre ‘a firmeza das convicções – O desejo de ser coerente. A força e a fragilidade’ e depois o tema ‘De quanta ciência precisa a fé (e vice-versa)? – A inteligência para além da devoção’, está a cargo de João Pedro Mortágua, engenheiro aeroespacial.
Passado 10 minutos, o arquiteto Filipe Costa Lima convida a pensar com as questões: ‘Nada nos é indiferente – De que justiça precisa hoje o nosso mundo? Ainda podemos sonhar?’; E segue-se a proposta de ‘Viver o presente: hibernar, fugir ou esperar? – A busca de felicidade, entre excessos, carências e decisões adiadas’ com a psiquiatra Ana Cabral e a psicóloga Ana Melo.
‘Abrir caminhos ao futuro – As igrejas estão a ficar vazias? Os novos lugares da fé’, é o tema do estudante de direito João Melo, a partir das 21h20, a quem se segue, o Jesuíta Francisco Ferreira, estudante de Teologia e missionário, com a partilha de ‘Viver como nunca imaginei – Ser fermento na massa. Audácia e escondimento’.
A penúltima conferência é da responsabilidade dos médicos João e Leonor Mendonça Almeida, às 21h40, sobre ‘No amor não há temor – Casar para viver o Evangelho’, 10 minutos antes daa última reflexão do ‘God Talks’.
O padre Carlos Carneiro que também é responsável pelo CREU-IL vai apresentar o tema de encerramento ‘A Igreja não volta para trás – Nem ‘parque jurássico’ nem ‘à la carte’. Como unir as diferenças?’, às 21h50.
O God talks ‘às 8 e 10 – Agarrar o presente. Decidir o futuro’ tem lugar este domingo no Centro de Reflexão e Encontro Universitário- Inácio de Loyola no Porto e criaram um evento no Facebook com informações.
O Creu é um Centro Universitário Católico aberto aos estudantes do Porto: “Muitos universitários fazem do Creu a sua casa. Aqui estudam, descansam, namoram, rezam, cozinham, divertem-se e sonham o futuro. Claro que há lugar para ti.”