‘Emilagrando’ é o nome do filme que deu o prémio ‘Bíblia Moov Jovem 2017’ a alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e do curso de Multimédia do 12.º ano do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha.
O filme premiado foi realizado por estudantes do curso de Multimédia e da disciplina de EMRC do 12.º ano, no dia 20 de maio.
A edição 2017 do concurso vídeo ‘Bíblia Moov’ desafiou jovens – dos 12 aos 27 anos – a criarem um vídeo sobre os “milagres de Jesus” (20 milagres), com base no Evangelho de Mateus.
‘Emilagrando’ contou com a coordenação dos professores Paulo Calhau e Luís Silva, guião de Francisco Santos, estudante do curso de Ciências Socioeconómicas.
“É uma viagem ao interior da alma humana, ao interior da consciência de que as dores dos outros não podem deixar-nos indiferentes. Une o outrora dos desafios éticos e religiosos que o Novo Testamento, através das palavras do evangelista Marcos, renova em cada leitura, com o agora das tragédias como as que o Mediterrâneo atualiza em cada barco que se afunda nas águas que, de fonte de vida, se transformam em descomunal cortejo fúnebre”, disse Luís Silva ao portal ‘Educris’.
A curta foi premiada a 20 de maio “ex-aequo” com o filme ‘O sentido’, de Rafael Diogo Soares, de Leiria.
O júri foi presidido pelo produtor televisivo e teatral Dale Chappel e conta ainda com Ben Monteiro, artista interdisciplinar nas áreas da música, produção musical, realização, interpretação, movimento contemporâneo, Design Gráfico e Ilustração; Adelaide Sousa, atriz e apresentadora; Simão Silva, doutorando em Estudos Culturais e Mestre em Ciência das Religiões e a cineasta Inês Gil, que integra o Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura da Igreja Católica.
O filme ‘Efatá’, de Joana Costa, de Braga, foi o vencedor do Prémio ‘Bíblia Moov’ (18-27 anos), do certame bienal.
Na edição 2017 os jovens dos 12 aos 17 anos concorriam ao prémio ‘Bíblia Moov Jovem’ e dos 18 aos 27 ao prémio ‘Bíblia Moov’.
A apresentadora de entrega de prémios 2ª Edição do concurso ‘Bíblia Moov’ foi a atriz Adelaide Sousa. De assinalar a presença do coordenador da disciplina de EMRC no Secretariado Nacional da Educação Cristã, Fernando Moita, na cerimónia, dia 20 de maio, no auditório do IPDJ em Moscavide (Parque das Nações).
A Sociedade Bíblica é uma organização cristã interconfessional, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública e que desenvolve a sua atividade em Portugal há mais de 200 anos.
É a responsável pela única tradução interconfessional em língua portuguesa – a BÍBLIA para todos – e está integrada numa fraternidade mundial de Sociedades Bíblicas que trabalham em mais de 200 países e territórios em todos os continentes.