Férias é movimento, viagens, malas, etc. Os smartphones ajudam-nos a economizar espaço. Rezamos em todos os lugares, em qualquer lugar. Há uma aplicação que nos ajudará a continuar a rezar a liturgia das horas, principalmente, em qualquer lugar: iBreviary.

iBreviary é uma aplicação que nasceu em dezembro de 2008 pelo padre Paolo Padrini, coordenador também do projeto “Pope2you.net”, que a descreve da seguinte forma:  “assim como o breviário impresso é um instrumento portátil, que pode acompanhar a jornada dos sacerdotes e leigos, do mesmo modo, com a modernidade, abrimo-nos ao suporte para telemóveis: mudam as modalidades de uso, mas não a lógica subjacente, que é a de pode aceder à oração de modo prático a qualquer momento do dia.

A aplicação está disponível em português e mais 8 línguas. A versão portuguesa é constituída por textos aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa e cedidos pelo Secretariado Nacional da Liturgia.

É uma aplicação de fácil utilização. Iniciada a aplicação somos logo informados qual o dia da semana e o tempo litúrgico em que nos encontramos. Para que ao iniciar o iBreviary encontre descarregados todos os textos do dia corrente, devemos ativar a função download automático, nas definições.

No menu REZAR encontramos 5 submenus: Breviário; Missal; Leituras; Orações e Rituais.

Em Breviário encontramos toda a liturgia das horas, bem como o santo do dia. O utilizador seleciona se quer rezar o Ofício de Leitura; Laudes; Hora Intermédia; Vésperas; Completas ou Ofícios comuns. No Missal dispomos de todo missal para a eucaristia do dia em que nos encontramos. Em Leituras é um separador que conta com as leituras próprias de cada dia. Nas Orações encontramos várias orações que vão desde o Pai Nosso, Ave-maria, até Credo. Por último Rituais. Permite-nos escolher entre vários rituais: visita e comunhão dos doentes; unção dos enfermos, etc.

Em suma, estamos perante uma aplicação litúrgica de grande utilidade pastoral. Ainda não há versão otimizada para iPad, podem instalar versão iPhone.

Por Bento Oliveira@iMissio, em Semanário Ecclesia de 05 de junho 2014. www.imissio.net

Share
Share