O Vaticano abriu uma conta no Instagram com o intuito de publicar as fotografias instantâneas do Papa Francisco e da Praça de São Pedro. Segundo José Miguel Chevarría, encarregado pelo perfil nesta rede social, as fotografias publicadas foram tiradas tanto por câmaras fotográficas profissionais como por dispositivos móveis.
“Procuramos algo improvisado, mas espontâneo, fotos particulares que comuniquem por si mesmas. O objetivo é difundir a mensagem salvadora de Cristo através da imagem do Papa, e qual é a melhor maneira que seu exemplo pessoal?”, concluiu Chevarría.
O endereço da nova conta do Vaticano no Instagram é: http://instagram.com/newsva e conta já com 18,879 mil seguidores.
Jesus usou as parábolas para melhor ilustrar a sua mensagem e para se fazer compreender por todos os que o escutavam.
Vivemos numa época em que a imagem vale muito mais do que mil palavras. Comunicamos o que vemos e como vemos. Registamos, fotografamos, ilustramos…
O Instagram funciona de uma forma simples, intuitiva e rápida e permite-nos chegar a muitas pessoas. Depois de baixar a aplicação para o smartphone basta fazer o registo. Para quem preferir poderá fazê-lo com a conta do Facebook. Esta aplicação oferece integração e partilha com os serviços mais usados como o Facebook, Flickr, Twitter, Tumblr…
Desde junho que esta aplicação deixou de ser exclusiva para fotografias, permitindo a partilha de pequenos vídeos de 15 segundos. Quando escolhemos fazer um vídeo podemos registar vários momentos, usando o gravar e pausa, e depois partilhar.
O que o Instagram permite é manipular as fotografias, aplicando filtros e efeitos, não só permite disfarçar alguns defeitos na imagem como dar azo ao espírito criativo do utilizador. Sendo uma rede social permite seguir, permite ver as últimas publicações, fazer comentários e, o já tradicional botão das redes sociais, o gosto.
Por Bento Oliveira @iMissio, em Semanário Ecclesia de 07 de novembro 2013. http://www.imissio.net