Os bispos portugueses que estão a viver a Jornada Mundial da Juventude 2019 no Panamá também vão estar com os peregrinos nas catequeses da JMJ, todas as manhãs, entre quarta e sexta-feira.
Hoje, quarta-feira, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai estar na Paróquia de Cristo Rei e o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, na Escola Pedro J. Sosa.
No dia 24, quinta-feira, os outros quatro bispos portugueses orientam mais catequeses para os peregrinos lusófonos: O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, vai estar no Templo de São João Batista de La Salle e Santa Mónica, enquanto D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, no Templo São Pio Pietrelcina.
A igreja de Nossa Senhora de Lourdes espera pelo presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família, que acompanha a pastoral juvenil, e bispo auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes e D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga, estará no Templo Cristo Filho do Homem.
O tradicional encontro dos portugueses que participam na JMJ acontece já na manhã esta sexta-feira, 25 de janeiro, na igreja de Nossa Senhora de Lourdes. A catequese vai ser apresentada por D. Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e os participantes também vão ter num momento de reconciliação.
Estão no Panamá, 300 portugueses de 12 dioceses e de 6 congregações e movimentos – Salesianos, Caminho Neocatecumenal, Equipas de Jovens de Nossa Senhora, Juventude Mariana Vicentina, Schoenstatt e Focolares, Jovens MIC (Marianos da Imaculada Conceição), para além dos seis bispos, e de 30 voluntários.
O lema da 34.ª JMJ «Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra» vai orientar as catequeses que vão ser apresentadas por 389 bispos, dos 480 inscritos na JMJ, , em 137 centros de catequese, em 25 idiomas.
O Papa Francisco chega hoje ao Panamá e, quinta-feira ao fim da tarde, preside à Missa com os peregrinos da jornada. A JMJ 2019 termina com a Missa do envio, anúncio da nova cidade que vai receber a próxima edição da jornada, e um encontro com os voluntários, a 27 de janeiro, domingo.
As JMJ, acontecimento religioso e cultural, nasceram por iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, pelo Ano Internacional da Juventude.