Os bispos portugueses vão ter uma “análise das respostas ao questionário para a próxima Assembleia do Sínodo dos Bispos”, na 194.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que começou hoje, em Fátima, e termina 5.ª feira, dia 12.
“Da parte da Comissão Episcopal Laicado e Família ser-nos-á apresentada uma “leitura das respostas ao Questionário”, provindas das Dioceses e de jovens individualmente”, disse o presidente da CEP, esta tarde, no discurso de abertura do encontro.
D. Manuel Clemente adiantou também que vão eleger “dois Bispos da CEP para o Sínodo”.
O próximo Sínodo dos Bispos tem como tema «os jovens, a Fé e o discernimento vocacional» e vai realizar-se entre 3 e 28 de outubro, em Roma.
“A descoberta do mundo, tão intensa na fase juvenil da vida, define-se cristãmente como vocação divina e resposta de cada um”, desenvolveu o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
A «proposta de um Plano de Formação de Catequistas» e a «reflexão sobre um Plano de Comunicação Social da Igreja» são os outros dois pontos desenvolvidos e apresentados como “estruturais” da assembleia plenária.
“Incidem na vida da Igreja, como iniciação e difusão evangélica, na vida dos crentes e na relação com a sociedade em que se integram. Tanto nos definem a nós como nos definem a comunicação”, concluiu D. Manuel Clemente.
Na agenda dos bispos portugueses estão também duas notas pastorais – «Outubro de 2019 – Mês Missionário Extraordinário» e «800 anos de presença franciscana em Portugal» -, bem como, Regulamento 2016/679 da União Europeia, relativo à proteção de dados pessoais, e sua aplicação às Igrejas e associações religiosas em Portugal
A Conferência Episcopal Portuguesa informa que depois do encerramento da 194.ª Assembleia Plenária, no dia 12 de abril, vai decorrer uma conferência de imprensa, pelas 14h30, onde vai ser apresentado o comunicado final.
A CEP, entidade representativa da Igreja Católica em Portugal, foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999 e 2005.
Tem um Conselho Permanente que reúne todos os meses e a Assembleia Plenária, ordinariamente, duas vezes por ano. É uma das conferências episcopais mais antigas, atuando regularmente como tal desde os anos 30 do século XX.
[Fotos: Agência Ecclesia]