A Cáritas Portuguesa lançou a campanha solidária de Natal ‘10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela paz’ que vai apoiar com 35% do valor angariado refugiados na Grécia e os restantes famílias em Portugal.
A operação anual natalícia da Cáritas Portuguesa que é um “compromisso com a Paz no Mundo” tem este ano o selecionador nacional de futebol como embaixador
Fernando Santos é o rosto da 14.ª edição da campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ que termina em janeiro 2017 e apela: “Nesta noite de 24 de dezembro acenda uma vela pela paz.”
O presidente da Cáritas Portuguesa destaca: “Com ele fomos campeões da Europa e com a sua ajuda seremos todos campões por ajudar o próximo”.
“Após vários anos de uma profunda crise a nível nacional e internacional, existem milhares de pessoas carenciadas que precisam de ajuda. Não podemos baixar os braços e não podemos descansar enquanto for necessário dar a mão a pessoas em situação de carência sejam elas quem forem e quaisquer os problemas que enfrentam”, explica Eugénio Fonseca.
A campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ convida a estar “ao lado dos mais frágeis” e a adquirir uma vela pelo valor simbólico de 1€, ou quatro velas por 4 euros, vai ajudar “a apoiar pessoas e famílias em situação de pobreza”. As velas estão à venda nas Cáritas Diocesanas, escolas e paróquias aderentes, bem como numa cadeia de supermercados nacional.
As vendas da operação vão reverter em 65% para as Cáritas Diocesanas aplicarem em projetos destinados a apoiar as famílias portuguesas em situação de carência e os restantes 35% para as “necessidades de várias famílias vulneráveis de refugiados apoiados pela Cáritas da Grécia”.
“Deus não desistiu de amar o mundo e conta connosco. Quando damos com amor sincero superamo-nos, dando lugar no coração a outras pessoas mais necessitadas. E assim, num Gesto pela Paz com a Cáritas Portuguesa, estamos a colaborar para a beleza do mundo. A generosidade gera felicidade!”, D. José Traquina, vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade e bispo auxiliar de Lisboa.
A Cáritas Portuguesa recorda que em 2015 a Operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ apoiou um projeto de educação, com melhoria e reabilitação de infraestruturas, para crianças refugiadas sírias, iraquianas e libanesas no Vale de Beqaa no Líbano: No total, 70 crianças beneficiadas.”
Em 2003 Portugal adere ao desafio que tem como “principal propósito” a consciencialização da população para “a importância dos valores da Justiça, da Solidariedade e da Paz”.
Esta campanha teve a sua origem em Annecy, França, no Advento de 1984. Em 1991 alastrou-se a todo o país e passou a desenrolar-se no período do Natal. Em 2002 desenvolve-se pelo mundo.