O cardeal-patriarca de Lisboa nomeou hoje para o Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2022 como coordenadores gerais os seus bispos-auxiliares D. Joaquim Mendes e D. Américo Aguiar.
“O Senhor D. Joaquim Mendes ficará mais diretamente ligado à área pastoral e o Senhor D. Américo Aguiar à logística-operativa”, explicou D. Manuel Clemente que vai presidir ao COL.
No documento publicado hoje, no site do Patriarcado de Lisboa, lê-se que os dois coordenadores gerais foram nomeados “em ordem à realização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa no Verão de 2022”.
D. Joaquim Mendes é também o presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família onde se insere o Departamento Nacional da Juventude, e acompanha as várias pastorais juvenis.
O cardeal-patriarca de Lisboa escreveu ainda que “oportunamente serão nomeados os responsáveis pelos vários serviços”.
O Vaticano anunciou que Portugal vai organizar a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em 2022 no dia 27 de janeiro, no último dia da 34.ª edição que se realizou no Panamá, na América Central.
As JMJ nasceram por iniciativa do Papa São João Paulo II depois do encontro realizado em Roma no âmbito do Ano Internacional da Juventude, em 1985.
O encontro mundial de jovens realiza-se todos os anos, a nível diocesano no Domingo de Ramos, este ano a 14 de abril, e a cada dois ou três anos há uma edição internacional, como a que Lisboa vai receber.