O diretor internacional do Apostolado da Oração (AO) comenta os resultados da aplicação de oração portuguesa ‘Click to pray’ que foi adotada mundialmente pela obra confiada à Companhia de Jesus (jesuítas) e no dia 14 de julho é apresentada em São Paulo, Brasil.
À Rádio Vaticano, o padre Frédéric Fornos, informou que “440 mil pessoas” usam a aplicação em espanhol, inglês, francês e português e quem consulta permanece “cerca de 4 minutos e 50 segundos”.
RV: A aplicação ‘Click to pray” para rezar com o Papa. Quais resultados obtidos?
FF: “A aplicação é para ‘despertar’ e para recordar-nos que em uma vida, mesmo muito agitada, com tantas coisas para se fazer, a oração é essencial. ‘Click to pray’ ajuda-nos três vezes ao dia a recordar, mesmo por um pequeno momento, o essencial: A relação com o Senhor, a abertura do coração ao mundo de hoje.
As pessoas dizem-nos que ajuda muito, especialmente os jovens. Passaram quatro meses desde o lançamento desta plataforma de oração do Papa em todas as redes sociais – Facebook, Twitter, Youtube – e atualmente temos 440 mil pessoas que usam em espanhol, inglês, francês e português. Teremos o italiano e outras línguas no próximo ano.
A agência com a qual trabalhamos – La Machi – disse que as pessoas utilizam ‘Click to pray’ cerca de 4 minutos e 50 segundos cada vez que abrem. É muito tempo.
Quer dizer que as pessoas tomam tempo para meditar, para rezar e quer dizer que isto ajuda. Normalmente, as pessoas quando usam uma aplicação fazem-no mais velozmente, aqui, pelo contrário, as pessoas tomam tempo para entrar em silêncio e poder realmente abrir o coração e rezar por estas intenções do Papa. Estamos, então, muito contentes por isto.
A 14 de julho estarei em São Paulo, no Brasil, para ajudar a dar a conhecer esta app oficial de oração do Papa Francisco e ajudar a rezar pelas grandes intenções que nos dá a cada mês. Em junho lançámos o ‘Click to pray’ em francês, em Paris.”
A app ‘Click to pray’ para além dos três momentos de oração diária – manhã, tarde e noite – permite também que os utilizadores partilhem as suas intenções. A app que nasceu em Portugal está acessível através do site, de aplicações para iphone e android, no YouTube e ainda em redes sociais como o Facebook e o Twitter.
O ‘Click to pray’ foi lançado em Fátima a 21 de novembro de 2014, numa parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e com o apoio da Agência Ecclesia, da Aleteia, e do Grupo Renascença.
(Entrevista realizada por Rádio Vaticano, divulgado no portal News.va)