O Apostolado de Oração (AO) em Portugal vai apresentar esta terça-feira a plataforma digital de oração «Click to Pray» na Web Summit 2017, em Lisboa. O projeto vai estar na maior feira de tecnologia do mundo, que começa hoje e termina dia 9 de novembro.

“Se as pessoas mais jovens, e também as menos jovens, estão muito presentes no mundo digital, a oração também tem de aparecer com propostas muito claras e muito simples”, afirma o diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal.

“Como acontece nesta aplicação, em que cada utilizador sabe que está a rezar com pessoas de todo o mundo pelas intenções do Papa”, observa o padre Jesuíta António Valério, em informação enviada ao DNPJ.

DNPJ: Como surgiu a oportunidade de apresentar os vossos projetos na Web Summit 2017?

Apostolado da Oração (AO) – A participação na Web Summit é fruto do trabalho de desenvolvimento e divulgação do projecto Click To Pray, levado a cabo pela agência de comunicação com quem trabalhamos, a La Machi, comunicação para boas causas, com sedes em Barcelona (Espanha) e Buenos Aires (Argentina).

DNPJ: Dos vários projetos que dinamizam – Click to Pray, Vídeo do Papa e Passo-a-Rezar – o que vão apresentar e de que forma?

AO: O Apostolado da Oração é responsável por diversas iniciativas digitais, mas participa na Web Summit com a plataforma multicanal de oração Click To Pray.

A plataforma será apresentada no Pitch 2017, concorrendo ao prémio final com outras 200 startups, e tem um stand próprio no espaço da feira.

Criada em novembro de 2014, a plataforma disponibiliza, através do seu site e aplicações móveis, propostas simples para os três momentos de oração ao longo do dia e uma rede virtual de oração pelas intenções do Papa e dos próprios utilizadores.

Em março de 2016, tornou-se a plataforma oficial de oração da Rede Mundial de Oração do Papa. Encontra-se, hoje, traduzida, em cinco idiomas: português, espanhol, francês, inglês e alemão. Estão em preparação as versões em vietnamita, italiano e chinês.

DNPJ: Como é que esta oportunidade se constitui como um contributo para internacionalizar mais os vossos projetos?

AO: O Click to Pray é, hoje, um projecto claramente internacional, pois foi assumido pela Santa Sé como a plataforma oficial de oração da Rede Mundial de Oração do Papa, um serviço confiado à Companhia de Jesus, mas directamente dependente da Santa Sé e, muito particularmente, do Santo Padre.

No entanto, é inegável a visibilidade que a participação num evento desta natureza e com esta dimensão traz ao Click To Pray.

Esperamos que mais pessoas adiram à plataforma e que os investidores se interessem pelo desenvolvimento desta APP.

DNPJ: Como é que a vossa presença neste evento, pode ter impacto tanto na Igreja como no mundo da tecnologia?

AO: Consideramos que a Igreja se encontra, neste momento, desperta para as novas tecnologias, percebendo a necessidade de estar presente nas redes sociais para propôr aos seus utilizadores o encontro com Cristo.

O impacto no mundo da tecnologia será proporcional ao investimento feito no melhoramento da plataforma, algo que esperamos alcançar com a participação na Web Summit.

DNPJ: De que forma estes projetos permitem que a Igreja tenha uma palavra a dizer na evolução social e tecnológica?

AO: Estes projectos permitem que a Igreja marque presença e inove na forma como transmite a sua mensagem milenar. A Igreja pode servir de mediador ou regulador neste processo de transformação social e tecnológica.

No entanto, não é isso que se procura alcançar. O objectivo é chegar às pessoas, nos meios digitais em que elas estão presentes e convidá-las, com propostas simples e claras, a rezar com milhares de pessoas em todo o mundo pelas intenções do Papa.

DNPJ: Onde vão estar localizados na Web Summit?

AO: O Click To Pray expõe em stand próprio (A154) no dia 7 de novembro, na área Advertising, Content & Media, no FIL e Altice Arena (antigo Meo Arena).

 

Num comunicado enviado ao DNPJ, o CEO da empresa «La Machi – Comunicação para Boas Causas», Juan Della Torre, que trabalha com o AO, destaca que o «Click To Pray» é uma comunidade de mais de 636 mil pessoas, em todo o mundo, e conta com 127 mil downloads efetuados. Em 2017 foi distinguida com o Prémio Publifestival em Criatividade, no Festival Internacional de Publicidade Social (Barcelona), e em 2015 com o Prémio Mercúrio da Associação Argentina de Marketing.

“A nossa presença na Web Summit é sinal que a Igreja Católica entende a linguagem dos tempos atuais e é capaz de utilizar a tecnologia para trabalhar pelos seus desafios e levar a cada canto do mundo as intenções do Papa pelos desafios da humanidade”, refere o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, o padre Jesuíta padre Frédéric Fornos.

Share
Share