E o Papa Francisco dedicou a mensagem do Dia Mundial das Missões 2018 aos jovens
A Conferência Episcopal Portuguesa anunciou hoje um Ano Missionário em todas as dioceses católicas do país que começa em outubro deste ano, com a Nota Pastoral «Todos, Tudo e Sempre em Missão».
“Ao longo deste Ano Missionário, de outubro de 2018 a outubro de 2019, façamos todos – bispos, padres, diáconos, consagrados e consagradas, adultos, jovens, adolescentes, crianças – a experiência da missão. Sair”, lê-se na nota publicada hoje, Solenidade do Pentecostes.
O documento dos bispos portugueses explica que sair é: “Irmos até uma outra paróquia, uma outra diocese, um outro país em missão, para sentirmos que somos chamados por vocação a sermos universais, ou seja, a termos responsabilidade não só sobre a nossa comunidade, mas sobre o mundo inteiro.”
“Não esqueçamos as novas gerações e o mundo dos jovens, que nos chamam a construir uma pastoral missionária “para” e “a partir” dos jovens. No contacto direto com eles, com as suas esperanças e frustrações, anseios e contradições, tristezas e alegrias, anunciemos as boas notícias da parte de Deus”, desenvolve a Nota Pastoral «Todos, Tudo e Sempre em Missão».
No seu site a Conferência Episcopal Portuguesa explica que a nota e a celebração de um Ano Missionário, entre outubro de 2018 e outubro de 2019, foram aprovadas na Assembleia Plenária dos bispos portugueses realizada de 9 a 12 de abril.
Nota Pastoral «Todos, Tudo e Sempre em Missão» – Conferência Episcopal Portuguesa
Outubro de 2019 foi declarado «Mês Missionário Extraordinário» pelo Papa Francisco para assinalar o centenário da Carta Apostólica «Maximum Illud» (30 de novembro de 1919) do Papa Bento XV.
O Papa Francisco aponta quatro dimensões para preparar e viver o «Mês Missionário Extraordinário»:
– Encontro pessoal com Jesus Cristo vivo na sua Igreja: Eucaristia, Palavra de Deus, oração pessoal e comunitária;
– Testemunho: os santos, os mártires da missão e os confessores da fé, que são expressão das Igrejas espalhadas pelo mundo;
– Formação: bíblica, catequética, espiritual e teológica sobre a missão;
– Caridade missionária: ajuda material para o imenso trabalho da evangelização e da formação cristã nas Igrejas mais necessitadas;
Dia Mundial da Missões 2018: «Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos»
O Vaticano publicou também a mensagem do Papa argentino para o Dia Mundial das Missões 2018 (21 de outubro), este sábado, a Solenidade de Pentecostes.
“Queridos jovens, juntamente convosco desejo refletir sobre a missão que Jesus nos confiou. Apesar de me dirigir a vós, pretendo incluir todos os cristãos, que vivem na Igreja a aventura da sua existência como filhos de Deus. O que me impele a falar a todos, dialogando convosco, é a certeza de que a fé cristã permanece sempre jovem, quando se abre à missão que Cristo nos confia”, escreve o Papa Francisco.
Na mensagem «Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos», o pontífice explica que “ser atraídos e ser enviados são os dois movimentos que o nosso coração, sobretudo quando é jovem em idade, sente como forças interiores do amor que prometem futuro e impelem a nossa existência para a frente”.
“Ninguém, como os jovens, sente quanto irrompe a vida e atrai. Viver com alegria a própria responsabilidade pelo mundo é um grande desafio”, acrescenta, alertando para a necessidade do “dom que inclua as vidas” e a “comunhão” sobre o mundo digital e das redes sociais.
Francisco recorda ainda aos jovens que no mês missionário de outubro 2018,vai ter lugar o seu Sínodo «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional», vai ser “mais uma oportunidade para vos tornardes discípulos missionários cada vez mais apaixonados por Jesus e pela sua missão até aos últimos confins da terra”.
Mensagem do Papa Francisco para Dia Mundial das Missões 2018