Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português – é uma associação educativa para os jovens, baseada no voluntariado; é um Movimento de carácter não político, aberto a todos, em conformidade com as finalidades, princípios e método, tal como concebidos pelo Fundador, Baden-Powell. É um Movimento da Igreja Católica, com personalidade jurídica. É uma Instituição de Utilidade Pública, reconhecida pelo Governo.

O Movimento escutista tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento dos jovens, ajudando-os a realizarem-se plenamente no que respeita às suas possibilidades físicas, intelectuais, sociais e espirituais, quer como pessoas quer como cidadãos responsáveis, quer como membros das comunidades onde se inserem, desde o nível local ao mundial.

Os princípios do C.N.E. são: o escuta orgulha-se da sua fé e por ela orienta toda a sua vida; o escuta é filho de Portugal e bom cidadão; o dever do escuta começa em casa. Todos os membros do C.N.E aderem voluntariamente à Promessa e à Lei que reflectem o dever para com Deus, para com os outros e para consigo mesmo, inspiradas na Promessa e na Lei concebidas pelo fundador B. P.

O Método escutista é um sistema de auto-educação progressiva baseado na Promessa, na Lei e numa educação pela acção. Os escuteiros têm uma vida em pequenos grupos (bando, patrulha, equipa) que, com a ajuda dos adultos, fazem a descoberta e a aceitação progressiva da responsabilidade, a preparação para a autonomia com vista ao desenvolvimento do carácter, aquisição de competências, confiança em si, serviço aos outros e capacidade de cooperar ou dirigir. As actividades desenvolvem-se preferencialmente ao ar livre, em contacto com a natureza.

A formação religiosa proporcionada deve criar um espírito de vida cristã empenhada, responsável e participante, com base na Bíblia, na Liturgia e na Doutrina Social da Igreja.

O C.N.E., fundado em Braga em 1923, conta hoje com cerca de 70.000 filiados, distribuídos por 1.050 agrupamentos ou paróquias. O seu lema é estar “Sempre Alerta para Servir”.

Share
Share